Há mais Escolas – Há mais Alunos – no nosso Concelho para além da Sede do mega-Agrupamento na cidade. Autor: João Pedro Cruz

Aqui há dias, tivemos o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a anunciar «um milhão de Euros» como o próximo (?) maior investimento da Sede do mega-Agrupamento Escolar, o edifício da (ex) Escola Secundária na cidade de Oliveira do Hospital.

Disse também que esse investimento é para ser comparticipado em 85% por fundos comunitários, o que dá 850 mil Euros, e os restantes 15%, portanto 150 mil Euros, são para serem pagos, a meias, pelo Ministério da Educação e pela Câmara Municipal de Oliveira do hospital, o que dá, bem-feitas as contas, 75 mil Euros para cada parte.

Começamos nós por salientar que a luta de Alunos e Encarregados de Educação em prol de várias Obras nestes edifícios da Sede do mega-Agrupamento, essa luta já deu resultados ainda que só em «promessas»!  Sim, que agora é preciso «ver para crer», pelo que Encarregados de Educação e Alunos devem continuar muito atentos e interventivos…

Mas permitam-me lançar uma controvérsia:- segundo o que saiu na comunicação social, o Presidente da Câmara divulgou que o nosso Município iria investir 175 mil euros e que o Ministério da Educação outros 175 mil Euros. Se assim fosse, as percentagens dos tais 85% para a comparticipação da União Europeia e os 15% a meias entre a Câmara e o Ministério da Educação, essas percentagens não dão os montantes em Euros divulgados para cada uma das três partes. Assim, ou há um claro «lapsus lingue» ou há um caricato «lapsus contabilístico» nas «contas» apresentadas a público pelo Presidente da Câmara. De facto, não bate a bota com perdigota. Indo nós pelas percentagens de financiamentos e pelos montantes anunciados, o investimento total teria que ser de 2 milhões de Euros e não de 1 milhão… Afinal em que ficamos, senhor Presidente da Câmara ?

Depois, outra controvérsia:- a confirmarem-se os tais 175 mil Euros de investimento a saírem dos cofres do nosso Município e de que fala o Presidente da Câmara, onde é que esta verba consta no «Orçamento e Plano de Actividades  da Câmara para 2017», que eu não consegui descobrir ? Assim sendo, teremos aqui mais um lapso ?…

Mas seja lá como for, estamos como diz São Tomé, «ver para crer», não seja esta mais uma obra para propaganda em ano de eleições autárquicas…  Afinal, todos nós sabemos como atrás se disse, que Alunos, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários, há muito tempo já que reclamam esta obra !

Há mais Escolas e mais Alunos no nosso Município !  Afinal como é ?

Mas, no entretanto, venho a descobrir que em outras Escolas agora pertencentes ao mega -Agrupamento, nomeadamente – na Cordinha (Ervedal da Beira) – em Lagares da Beira – na Ponte das Três Entradas – nessas Escolas os alunos passam frio nas salas  de aula…não têm cobertos para esperarem pelos autocarros sobretudo quando chove…e isto de entres outras falhas.

Assim sendo, e endereço esta pergunta especialmente ao Presidente da Câmara, ao Presidente do mega-Agrupamento, e também ao Ministro da Educação: – para quando é que está previsto um investimento – que é urgente ! – e de quanto vai ele ser, para dar algumas condições melhores também a estas Escolas, incluindo a admissão de mais Funcionários e Auxiliares ?

Estamos a dizer que estes três (ex) Agrupamentos Escolares são frequentados por algumas centenas de Alunos, por muitas crianças, – que têm os mesmo direitos que os Alunos da Sede do mega-Agrupamento. Aliás, não se justifica que, em pleno século XXI, ainda haja Escolas com estas deficiências todas.

A Educação, em condições de igualdade efectiva, é um direito ! Assim sendo, esperamos e reclamamos que estas Escolas – que todas as Escolas – tenham os seus problemas rapidamente resolvidos.

Esperamos, e reclamamos, que  todas as obras estejam concluídas para o bem dos Alunos, dos Encarregados de Educação, dos Professores e Funcionários, do Ensino, do Município e de todos nós !  E basta de «conversa» pré-eleitoral !…

joao-cruzAutor: João Pedro Cruz

LEIA TAMBÉM

Nelo Silva é o candidato da coligação liderada pelo CDS à Bobadela

A coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS, e que integra o MPT e o …

Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres, criada em Oliveira do Hospital, prevê produzir já este ano 100 toneladas de mirtilo e framboesa

Uma cooperativa de produtores de frutos silvestres prevê produzir este ano 100 toneladas de mirtilo …

  • janota

    Bom texto João Dinis. Anda a faltar a coragem é?

  • João Dinis, Jano

    João Dinis, Jano

    Eis mais um a quem os “bufos” da “corte” andam a enganar… Desde logo, o Jano escreve o que entende, quando entende e como entende, e não anda nisto porque há “bufos” incompetentes a servir tipos que não assinam os nomes por baixo das coisas (?) que escrevem, Capice ? Aliás, se fosse o Jano, até teria feitos aquelas “contas” e percentagens ainda mais bem feitas do que fez o João Cruz. Que, note-se, fez bem em escrever.

    João Dinis, Jano

  • Abre Olhos

    È pena ainda haver pessoas como o João cruz dar a cara em publico por texto que não escrevem … Ser comunista é o mesmo que ser servo. João Cruz é gajo porreiro respeito a tua cor politica, mas acorda e pensa pela tua cabeça e deixa-te disso….

    • joaocruz

      o João Cruz escreve por sua auto determinação e não precisa do João Dinis para escrever.

      eu sei que isto incomoda, mas meus caros paciência .

  • joão dinis, jano

    Olhem cá veio outro incompetente “bufo” da “corte”. Incompetente enquanto “bufo” mas a tentar ser “competente” enquanto intriguista armado em “chico esperto”…
    “Abr´os olhos, mula!”.

    Agora sim.

    João Dinis, Jano

  • Cristas

    Em Travanca de Lagos os alunos deslocam-se a pé todos os dias para irem almoçar à Casa da Criança, quer faça chuva ou sol. Existe um coberto que é utilizado para a practica de exercicio fisico, onde chove, tem cobertura em amenianto e é aberto. Dá gosto ver as crianças a terem aulas de educação fisica lá. Pois também não existe alternativa. E felizmente é uma escola que está a ter um crescimento bom de alunos, contrariamente a anos anteriores. É uma escola que demonstra bons resultados escolares e não só, dos seus alunos. Onde é que está o investimento na Educação? É melhor depositar crianças em Oliveira?