parto

Homem de Oliveira do Hospital faz parto à mulher a caminho da maternidade de Coimbra

Um homem de 43 anos, residente em Oliveira do Hospital, fez, na segunda-feira, o parto à mulher dentro do carro que conduzia em direcção à maternidade, em Coimbra, revela o jornal Sol, citando a agência Lusa. Petra, foi este o nome escolhido para a bebé está bem, assim como mãe. Ambas permanecem na maternidade Daniel de Matos.

A bebé não esperou pela chegada à maternidade Daniel de Matos e nasceu no Itinerário Complementar 2 (IC2), cerca de uma dezena de quilómetros a norte da cidade: Pedro Sales, que transportava a mulher grávida no banco traseiro da viatura, apercebeu-se do nascimento iminente da criança, parou o carro na berma, debaixo de um viaduto, e ajudou ao nascimento da menina, que esteve para ser Juliana mas foi rebaptizada Petra, em homenagem ao pai.

Na segunda-feira, Sílvia Santos, mulher de Pedro Sales, artista plástico residente em Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, esteve na maternidade de manhã. Os médicos fizeram um registo das contracções, “minuto a minuto, no entanto, como o útero estava duro, por opção médica”, o casal regressou a casa, a cerca de 80 quilómetros de Coimbra.

Pelas 18h00, como a mulher apresentava dores das contracções “para ter a criança”, Pedro decidiu voltar a fazer a viagem para Coimbra.

“A certa altura, as contracções eram maiores, rebentaram as águas e ela sentiu que o couro cabeludo da menina estava já a sair. E eu tive de parar o carro e fazer o parto, no meio da estrada”, contou o pai da bebé, assumindo que nunca tinha feito “nada do género”. Quando chegou à unidade de saúde, avisou o segurança que a criança tinha nascido no carro e ao chegar às urgências, conta o pai, “já estavam os médicos e os enfermeiros cá fora e cortaram o cordão umbilical ainda no carro”.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

  • Sérgio Correia

    Que sejas bem vinda Petra. Parabéns as pais!

  • Ops

    Bem vinda Petra, menina que teve a sorte de ter perto o seunpai, mas o enorme azar de ter os pais que vai ter.

  • Politicalex

    Bem dizia o Alex que ia-mos ter um programa revolucionário na saúde.Um projecto de “ponta”. Para já, o pai virou parteiro por causa da “ponta”..! E do método revolucionário de fazer partos…parece que, desta vez acertou…

    • Guerra Junqueiro

      Exactamente, este é o projecto revolucionário, “faça você mesmo”.
      O projecto de saúde, “faça você mesmo, cure-se a si próprio”, que o Alex apresentou, foi o que deixou o governo de “boca aberta”. Grande Alex, sempre na vanguarda.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Detective

    O Detective Ideias também é parteiro? Parece que também já foi pintor. É de raça este Sales.