parto

Homem de Oliveira do Hospital faz parto à mulher a caminho da maternidade de Coimbra

Um homem de 43 anos, residente em Oliveira do Hospital, fez, na segunda-feira, o parto à mulher dentro do carro que conduzia em direcção à maternidade, em Coimbra, revela o jornal Sol, citando a agência Lusa. Petra, foi este o nome escolhido para a bebé está bem, assim como mãe. Ambas permanecem na maternidade Daniel de Matos.

A bebé não esperou pela chegada à maternidade Daniel de Matos e nasceu no Itinerário Complementar 2 (IC2), cerca de uma dezena de quilómetros a norte da cidade: Pedro Sales, que transportava a mulher grávida no banco traseiro da viatura, apercebeu-se do nascimento iminente da criança, parou o carro na berma, debaixo de um viaduto, e ajudou ao nascimento da menina, que esteve para ser Juliana mas foi rebaptizada Petra, em homenagem ao pai.

Na segunda-feira, Sílvia Santos, mulher de Pedro Sales, artista plástico residente em Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital, esteve na maternidade de manhã. Os médicos fizeram um registo das contracções, “minuto a minuto, no entanto, como o útero estava duro, por opção médica”, o casal regressou a casa, a cerca de 80 quilómetros de Coimbra.

Pelas 18h00, como a mulher apresentava dores das contracções “para ter a criança”, Pedro decidiu voltar a fazer a viagem para Coimbra.

“A certa altura, as contracções eram maiores, rebentaram as águas e ela sentiu que o couro cabeludo da menina estava já a sair. E eu tive de parar o carro e fazer o parto, no meio da estrada”, contou o pai da bebé, assumindo que nunca tinha feito “nada do género”. Quando chegou à unidade de saúde, avisou o segurança que a criança tinha nascido no carro e ao chegar às urgências, conta o pai, “já estavam os médicos e os enfermeiros cá fora e cortaram o cordão umbilical ainda no carro”.

LEIA TAMBÉM

O ódio à escola. Autor: Renato Nunes

7h00. O despertador toca e Mauro enrola-se nos cobertores, assim que consegue silenciar o maldito …

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …

  • Sérgio Correia

    Que sejas bem vinda Petra. Parabéns as pais!

  • Ops

    Bem vinda Petra, menina que teve a sorte de ter perto o seunpai, mas o enorme azar de ter os pais que vai ter.

  • Politicalex

    Bem dizia o Alex que ia-mos ter um programa revolucionário na saúde.Um projecto de “ponta”. Para já, o pai virou parteiro por causa da “ponta”..! E do método revolucionário de fazer partos…parece que, desta vez acertou…

    • Guerra Junqueiro

      Exactamente, este é o projecto revolucionário, “faça você mesmo”.
      O projecto de saúde, “faça você mesmo, cure-se a si próprio”, que o Alex apresentou, foi o que deixou o governo de “boca aberta”. Grande Alex, sempre na vanguarda.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Detective

    O Detective Ideias também é parteiro? Parece que também já foi pintor. É de raça este Sales.