Horta Pedagógica promove agricultura caseira no Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas

… agricultura caseira e as tradições populares.

A Horta Pedagógica constitui, por esta altura, o centro das atenções no Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, em Oliveira do Hospital.

Em causa está um novo projeto inicialmente pensado para dar resposta a um espaço desaproveitado daquele estabelecimento de ensino e que tem figurado, cada vez mais, como um incentivo à agricultura caseira. Uma grande variedade de legumes, verduras e ervas aromáticas são já visíveis no espaço, que tem contado com a dedicação de funcionárias, técnicas do Centro de Ocupação Juvenil da Cáritas e de vários alunos que o frequentam.

“A ideia foi aproveitar o espaço e adequá-lo àquilo que é uma prática e tradição local”, explica o diretor do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas ao correiodabeiraserra.com, explicando que dado o sucesso da iniciativa, a ideia é dar continuidade ao projeto que tem merecido o carinho de funcionários e alunos.

“Os alunos também têm vários conhecimentos de agricultura e dão um importante contributo”, refere o responsável, valorizando também a pertinência da iniciativa numa altura de crise, em que as famílias são desafiadas a hábitos de poupança e até a cultivar os quintais. “Infelizmente, é cada vez mais necessário”, constata Luís Ângelo.

É sobretudo no âmbito do Centro de Ocupação Juvenil da Cáritas, há vários anos em funcionamento no agrupamento escolar, que os alunos se dedicam a cuidar da Horta Pedagógica. Os produtos agrícolas dali resultantes destinam-se às aulas práticas do Curso de Educação e Formação de Cozinha, onde são adequadamente cozinhados.

LEIA TAMBÉM

Os pais da exclusão… Autor: Renato Nunes

Biblioteca Nacional de Lisboa, 29 de Setembro de 2017. Depois de mais um dia de …

Coligação liderada pelo CDS preocupada com empreitada da retirada do amianto das escolas de Oliveira do Hospital

A Coligação Construir o Futuro (CDS-PP / MPT / PPM) está “preocupada e apreensiva” com …