Hospital do Sorriso assiste carenciados na Escola Secundária de Oliveira do Hospital

Óleos essenciais e terapias naturais é o que a Associação Portuguesa de Aromaterapia (APA) se prepara para colocar ao dispor dos oliveirenses mais carenciados.

Tal decorre de uma ação do Hospital do Sorriso – vertente social da APA – que vai ter lugar no próximo dia 4 de novembro, no pavilhão B da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, no período entre as 10h00 e as 16h00.

Na prática, o evento vai consistir na prestação de cuidados gratuitos de medicinas naturais, contando para o efeito com um grupo de cerca de 15 terapeutas de medicinas alternativas.

Em causa está a 8ª ação do Hospital do Sorriso que no primeiro domingo de cada mês se disponibiliza para realizar ação semelhante por vários pontos do país, tendo já passado por Braga, Vila Nova de Famalicão, Fátima, Maia, Espinho, Paços de Ferreira e Valongo.

Com recurso a óleos essenciais, os terapeutas, após avaliação do estado de saúde de cada utente, procedem às necessárias terapias, de entre as quais, massagens , acupunctura, ventosoterapia, osteopatia, bionergética (relaxamento de corpo e mente), entre outras técnicas.

A vinda do Hospital do Sorriso a Oliveira do Hospital deve-se ao facto de o concelho já dispor de uma terapeuta – Liliana Jacinto é proprietária do espaço Liliveda – que é associada da APA. Nas ações que tem vindo a dinamizar, o Hospital do Sorriso tem registado uma grande afluência de pessoas carenciadas – cerca de meia centena – e que encontram nas medicinas alternativas a solução para várias problemáticas.

Para a prestação gratuita destes cuidados, a APA recorre à generosidade dos fornecedores de óleos e outros produtos de ervanária que os cedem gratuitamente para o efeito.

O Hospital do Sorriso apresenta-se como a vertente social da APA, associação sem fins lucrativos liderada por Raquel Costa, licenciada e detentora de várias formações no domínio das medicinas naturais.

Para além da vertente social, a APA tem associada uma componente científica, que procura aprofundar o estudo e a investigação sobre os óleos, com o objetivo de partilhar os seus resultados pela comunidade.

LEIA TAMBÉM

Feridos nos fogos que afectaram Oliveira do Hospital estão isentos de taxas moderadoras e têm medicamentos gratuitos

As vítimas dos incêndios de Junho e de Outubro do ano passado, que afectaram, entre …

Problemas nos pés podem aumentar durante a gravidez. Autor: Francisco Oliveira Freitas

Durante o período de gestação, o aumento do peso corporal pode alterar a forma como …