Quarta-feira, Março 29, 2017
Início - Outros Destaques - Idosos de Lourosa receberam instruções da GNR para prevenir burlas
Idosos de Lourosa receberam instruções da GNR para prevenir burlas

Idosos de Lourosa receberam instruções da GNR para prevenir burlas

Militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Lousã realizaram hoje, na localidade de Lourosa, em Oliveira do Hospital, uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Idosos em Seguranças. Um grupo de 27 idosos ficou agora a conhecer o que deve fazer para evitar ser enganado.

A acção teve como objectivo promover a visibilidade do programa “Apoio 65”, informando os participantes para os perigos das burlas e assaltos, alertando para as medidas de protecção individual que podem e devem ser adoptadas em casa e na rua, principalmente pelos idosos que vivem sozinhos ou isolados.

O Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa apoio à camada da população mais desfavorecidas e vulneráveis, como é o caso dos idosos. A iniciativa procura garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, dar a conhecer o trabalho da GNR junto desta população, ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.

“No intuito de aumentar o grau de confiança e conhecimento, direccionou-se o patrulhamento, conseguindo-se assim um conhecimento mútuo muito melhor e mais aprofundado”, refere a GNR. Através deste programa aquela força policial reforçou o policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos, procura criar uma rede de contactos directos e imediatos entre os idosos e a GNR, em caso de necessidade, bem como a instalação de telefones nas residências das pessoas que vivem mais isoladas e tem menores defesas. Esta acção é realizada em colaboração com outras entidades que prestam apoio à terceira idade.