Igreja Moçárabe de Lourosa abre portas a Ciclo de Conferências

 

… “Igreja de S. Pedro de Lourosa, seu Passado e seu Futuro”arranca amanhã.

Desde o passado dia 15 de janeiro que a milenar igreja de Lourosa se mantém no centro de todas as atenções. Depois de, naquela data, a freguesia ter assistido à abertura do jubileu com a presença do bispo da Diocese de Coimbra, Lourosa reviveu nos dias 25 e 26 de fevereiro a Festa do Padroeiro S. Pedro e prepara-se agora para o Ciclo de Conferências.

“Igreja de S. Pedro de Lourosa, seu Passado e seu Futuro!” serve de mote à iniciativa que a partir das 14h00 de amanhã, 31 de março, vai decorrer no monumento nacional, que até ao dia 2 de setembro vai ser objeto de comemorações pelos seus 1100 anos de existência.

Neste primeiro encontro caberá ao padre José Eduardo Reis Coutinho, antropólogo/arqueólogo coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Diocese abordar o tema “História Regional e Desenvolvimento Local”.

Segue-se-lhe Maria José Borges Valentim, musicóloga e historiadora com raízes em Lourosa e também membro da comissão organizadora, que falará sobre “A Redescoberta da Igreja Moçárabe de Lourosa”.

Templo de características únicas, o “Passado Proto-Histórico e Romano” da Igreja de S. Pedro de Lourosa será objeto de uma abordagem a três vozes pelos especialistas Nuno Ribeiro, Anabela Joaquina e António Sérgio Pereira, todos pré-historiadores e arqueólogos.

“A música de Lourosa: da sua origem moçárabe ao gregoriano” terá abordagem a cargo do musicólogo José Maria Pedrosa Cardoso. Aberta ao debate entre palestrantes e público presente, a conferência vai culminar com a atuação da Tuna Penalvense e comentários da mestre Maria José Borges Valentim. O Ciclo de conferências tem um segundo momento reservado para 28 de abril.

Do vasto programa que decorre até setembro, destaque para a Feira Moçárabe agendada para 18 de agosto e onde populares e visitantes serão surpreendidos com a recriação de ambientes de outros tempos.

LEIA TAMBÉM

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …