II Feira Moçárabe de Lourosa foi “um sucesso”

Lourosa foi o destino privilegiado de alguns milhares de pessoas durante o passado fim-de-semana, atraídos pelo programa da Feira Moçárabe.

Ao longo de dois dias, os visitantes viajaram no tempo até ao século X, quando foi edificada a Igreja Moçárabe de S. Pedro de Lourosa, monumento nacional. Nesta época, habitavam na aldeia três culturas, cristãos, árabes e judeus sefarditas, ambiente que se voltou a presenciar dos dias 24 e 25 de agosto, num trabalho de recriação histórica de vários grupos cénicos encabeçados pelo Grupo Viv’Arte.

A segunda edição da Feira Moçárabe foi promovida numa parceria entre a Junta de Freguesia de Lourosa e o Município de Oliveira do Hospital e que contou com o apoio da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado, da ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, e da ADXTUR, no âmbito da Rede das Aldeias do Xisto.

Lourosa foi palco de um evento com marca do concelho de Oliveira do Hospital como foi reforçado pelos presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Lourosa, que agradeceram o envolvimento dos vários parceiros envolvidos.

Juntos na organização desta segunda edição, José Carlos Alexandrino e Américo Figueiredo sublinharam, durante a abertura oficial do certame, a vontade de lhe dar continuidade nos próximos anos. A importância do monumento nacional, “jóia da coroa” no concelho e de arquitetura única no país, bem como a união de esforços para a concretização do projeto de requalificação do espaço envolvente e a sua valorização, foram a tónica comum das intervenções.

A promoção deste monumento nacional sai agora reforçada com a conquista de mais um parceiro, a ADXTUR e a Rede das Aldeias do Xisto, como referiu o vice-presidente do Município, José Francisco Rolo, no encerramento da Feira.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Onde de calor vai continuar, com as temperaturas a rondar os 30 graus

O calor vai continuar a fazer-se sentir no continente, com as temperaturas a rondar os …