Ilha do Picoto volta a ser distinguida com a bandeira “Praia Acessível”

 

A Praia Fluvial de Avô – a Ilha do Picoto é uma das mais concorridas do concelho na época balnear – renovou a classificação de “Praia Acessível”.

A bandeira foi hasteada na passada terça-feira, 12 de Julho, na presença dos vereadores da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo e Graça Silva e do presidente da Junta de Freguesia de Avô, Aristides Gonçalves.

A Ilha do Picoto, que tal como a Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, já gozava do estatuto de “Praia Designada”, vê assim revalidada a classificação de “Praia Acessível”, no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para todos”, uma parceria protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto da Água, o Turismo de Portugal e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O galardão distingue as praias que reúnam um conjunto de condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

A bandeira que, desta forma qualifica o Vale do Alva, para além de certificar que a Praia Fluvial da Ilha do Picoto – Avô reúne as condições para o lazer em segurança, assegura que estão disponíveis infraestruturas adequadas à prática balnear, bem como a vigilância diária de um Nadador Salvador, entre as 10h00 e as 19h00, tal como acontece na Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas.

Os recursos humanos atualmente à disposição do mecanismo de segurança das praias fluviais do concelho participaram, entre agosto e setembro do ano passado, num curso de Nadadores Salvadores promovido pela Câmara Municipal e ministrado pelo Instituto de Socorros a Náufragos.

No que respeita à qualidade da água, o município garante que a mesma está a ser monitorizada pela Administração da Região Hidrográfica do Centro, cujos resultados revelam que “as praias do concelho apresentam resultados de qualidade concordante com a prática balnear”.

Paralelamente, o município está a efetuar averificação da qualidade da água em vários pontos dos Rios Alva e Alvôco com vista ao acompanhamento da sua evolução qualitativa.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …