“Ilhas ecológicas” germinam pela cidade

 

Os tradicionais contentores de lixo têm os dias contados na cidade de Oliveira do Hospital, onde se encontram em curso os trabalhos de colocação de depósitos enterrados, semelhantes aos modernos ecopontos.

Com excepção das artérias mais estreitas, onde não é possível a instalação dos novos depósitos, nas restantes vias, os grandes contentores de cor verde apoiados por rodas, vão ser substituídos pelas designadas ilhas ecológicas, que se afiguram como “um contributo para a melhoria do sistema de recolha de resíduos”.

“Oliveira do Hospital vai ter melhores condições”, referiu sexta-feira, o presidente da câmara oliveirense que, em reunião da Assembleia Municipal, explicou que através do mesmo projeto, é possível melhorar a recolha de resíduos nas freguesias, porque os contentores vão compensar as localidades com menor cobertura.

O projeto de melhoria do sistema de resíduos sólidos urbanos decorre de uma candidatura complementar ao projeto de regeneração urbana de que foram alvo o Largo Ribeiro do Amaral e ruas adjacentes.

Tal realidade é consequência direta do facto de o valor que, em 2009, foi sujeito a uma candidatura de financiamento junto do QREN não ter sido integralmente executado.

“De forma a rentabilizar o projeto de regeneração urbana, resolvemos reprogramar o projeto que permitirá integrar esta valorização”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal ao correiodabeiraserra.com, que se regozija pelo facto de o financiamento do QREN para a obra que, está agora em curso na cidade, se situar na casa dos 80 por cento.

No total, o novo projeto contempla a instalação de 15 ilhas ecológicas destinadas a lixo indiferenciado e mais três compostas de kit para lixo valorizável, num investimento que ascende a 107 mil euros.

Paralelamente, o mesmo projeto contempla a colocação de painéis urbanos informativos, vulgarmente conhecidos por mupis, num investimento que ultrapassa os 70 mil Euros.

Como forma de possibilitar a recolha de lixo do interior das ilhas ecológicas, a Câmara Municipal vai proceder ainda à adaptação de uma viatura para levantamento de grua, com um custo estimado de 25 mil Euros.

Em fase de construção, as ilhas ecológicas estarão prontas a utilizar a partir do próximo mês de setembro.

LEIA TAMBÉM

Marcelo Rebelo de Sousa visita Zona Industrial de Oliveira do Hospital devastada pelos incêndios

O Presidente da República já está em Oliveira do Hospital e visitou a zona industrial que …

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …