Iluminação de Natal regressa este ano a Seia, um município que promete marcar a quadra com várias iniciativas

Iluminação de Natal regressa este ano a Seia, um município que promete marcar a quadra com várias iniciativas

Exposições de presépios, iluminação e decorações de Natal, mercados e animação de rua, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal fazem parte do programa festivo da quadra natalícia em Seia. O arranque do evento está previsto para 6 de Dezembro com as boas vindas ao Natal, o acender das luzes de Natal e a inauguração de exposições de presépios nas infraestruturas municipais.

A iluminação natalícia nas principais artérias da cidade é retomada este ano pela Câmara Municipal que entende ser esta a melhor forma, não só marcar esta época festiva, mas também dinamizar o comércio tradicional. A Av. Luís Vaz de Camões, Av. 1º de Maio, Praça da República e Largo da Câmara, este último com recurso a iluminação concebida pelos colaboradores da autarquia, iluminam a cidade até 6 de Janeiro. A Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) vai decorar as rotundas das principais entradas da cidade, nomeadamente junto à Repsol, Pingo Doce e Urbanização dos Martinhos. A Escola Evaristo Nogueira, Escola Profissional da Serra da Estrela, Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Escola Guilherme Correia de Carvalho e o Agrupamento de Escolas de Seia vão enfeitar árvores de Natal no jardim junto à estátua do Bombeiro.

O comércio local também se associa às comemorações natalícias, expondo um pinheiro de Natal nas lojas, um desafio abraçado por cerca de 250 comerciantes. Os pinheiros provêm do desbaste efectuado na zona da Portela D’Arão, freguesia de Loriga, no âmbito do serviço público da equipa de sapadores florestais da Câmara de Seia, com o objectivo de criar um troço da rede primária – faixa de gestão de combustível, naquele local. A par destas acções, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.casa_pai_natal (Small)

No período assinalado, a autarquia promove, igualmente, uma exposição de presépios composta por obras de artesãos de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo, uma mostra que estará patente nas infraestruturas municipais, durante o horário de funcionamento de cada serviço. Na Biblioteca Municipal vai estar representado a Europa, na Casa Municipal da Cultura Portugal, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela a América do Sul, no Museu do Brinquedo a Ásia, no Museu Natural da Electricidade a América do Norte, no Posto de Turismo a África e na Ludoteca a Oceânia. No dia 6 de Dezembro, o Novo Mercado de Seia (antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Seia) é palco, das 10h00h às 16h00h, do Festival seis Continentes – O maior evento cultural de toda a Lusofonia.

No fim-de-semana que antecipa o Natal, a 20 e 21 de Dezembro, o Pai Natal chega a Seia. À semelhança do ano passado, a autarquia vai organizar, este ano na Praça da República, um conjunto de actividades direccionados aos mais pequenos, tendo como figura central o Pai Natal. Visitar a Casa do Pai Natal, fotografias e passeios com o Pai Natal são, entre outras, algumas das experiências propostas um fim-de-semana repleto de magia.

 

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …