Inauguração da Universidade Sénior no arranque das comemorações do feriado municipal

 

O município de Oliveira do Hospital, o Rotary Clube e o Banco Local de Voluntariado preparam-se para lançar a nova resposta concelhia direcionada para a população com mais de 55 anos.

Trata-se da Universidade Sénior que vai ser apresentada amanhã, 5 de outubro, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira e que, a nível concelhio, ficará como uma marca do Ano Europeu do Voluntariado.

O novo projeto concelhio – explica a autarquia em comunicado – surge num contexto em que se verifica a crescente longevidade entre a população do concelho, e tem como pressuposto a importância da manutenção da autonomia dos idosos ao nível das atividades básicas, da valorização das competências individuais e do aumento da qualidade de vida e da saúde.

Na prática, a Universidade Sénior resume-se a um projeto de cariz socioeducativo que visa criar e dinamizar regularmente atividades culturais, educacionais, sociais e de convívio dirigidas a maiores de 55 anos, a quem se pretende proporcionar um envelhecimento ativo e um contacto privilegiado com as mais recentes mudanças sociais.

Os trabalhos terão início com três áreas de aprendizagem educativa – Literatura, Informática e Manualidades – que decorrerão em regime não formal, sem fins de certificação e num contexto de formação ao longo da vida. Irão ainda ser abrangidas outras áreas de interesse como o Português, Inglês, Espanhol, Expressão Plástica, Expressão Corporal ou História.

A Casa da Cultura César Oliveira servirá de sede ao novo projeto, onde já se encontram as inscrições abertas, podendo as mesmas também ser efetuadas na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

A inauguração da Universidade Sénior marca o arranque das comemorações do feriado municipal, que se assinala na próxima sexta-feira, 7 de outubro.

LEIA TAMBÉM

Santa Ovaia anuncia tradicional Festival das Sopas, com muita música e porco no espeto

Santa Ovaia, em Oliveira do Hospital, já tem alinhado o cartaz de mais uma edição do …

João Dinis afirma que houve abate “selvagem” de plátanos em Oliveira do Hospital e pede explicações à Câmara Municipal

O eleito da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …