Inauguração de nova estrutura transforma Santa Casa da Misericórdia de Galizes em unidade de referência a nível nacional

“É a maior obra pública financiada pelo Estado em Oliveira do Hospital desde o Estado Novo. Esta inauguração é a realização de um sonho”. Foi assim que o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Bruno Miranda, definiu a abertura da uma nova estrutura de referência em termos de apoio social naquela localidade da Freguesia de Nogueira e que contou com a presença do Ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social, Mota Soares, a quem o provedor agradeceu toda a colaboração. Trata-se de um investimento a rondar os 2,3 milhões de euros, que irá permitir albergar 61 utentes, distribuídos por lar, residência autónoma e Centro de Actividades Ocupacionais. O presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino, deixou a promessa de atribuir um subsídio àquela instituição de 100 mil euros para evitar dificuldades de um gigante que alberga utentes de várias zonas do país, bem como a medalha de ouro da cidade.

_DCS0390 (Small)O ministro Mota Soares destacou o trabalho que tem vindo a ser realizado nestes últimos quatro anos em termos de descentralização do apoio social e sublinhou que apesar das dificuldades que o país atravessa foi possível criar 46 mil empregos nesta área com a política de aproximação. “Continuamos a potenciar uma rede de aproximação aos utentes em termos de apoios sociais. Esta obra vem colmatar uma carência a nível do concelho e do distrito. A descentralização é o caminho, não tenho dúvidas nenhumas”, sublinhou o governante, para quem só uma grande equipa poderia realizar uma obra com esta dimensão.

Na presença de algumas centenas de pessoas, José Carlos Alexandrino não perdeu a oportunidade de lembrar que hoje é um dia de festa com aquela inauguração, mas também um dia de luta para Oliveira do Hospital, numa alusão à manifestação programada para o final da tarde em defesa da saúde e de melhores acessos ao concelho. “Esta é uma obra que nos orgulha a todos. Mas temos de lembrar que em Oliveira do Hospital não temos uma unidade de cuidados continuados e temos cerca de 60 por cento da população sem médico de família. Por isso, fui obrigado a convocar o meu povo para esta luta”, explicou, enfatizando mais uma vez que não se trata de uma luta partidária, apesar de se estar a entrar em pré-campanha eleitoral. “Não quero lá bandeiras partidárias, mas apenas de Oliveira do Hospital. Temos de lutar porque o IC6 e o IC7 não passaram de promessas”, rematou._DCS0388 (Small)

Financiado em 90% pelo Programa Operacional de Potencial Humano o novo equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Galizes apresenta uma arquitectura moderna e funcional, com amplas áreas comuns, onde as acessibilidades e o aproveitamento da luz natural foram uma prioridade. Mais um aspecto que, segundo os responsáveis, deve tornar o concelho de Oliveira do Hospital numa referência em termos de prestação de cuidados à população portadora de deficiência. A nova estrutura vai criar também 40 postos de trabalho directos.

LEIA TAMBÉM

“Senti que não tinha condições para continuar a exercer o cargo para o qual fui eleito”

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos assegurou ao CBS que renunciou …

Presidente da Junta de Travanca de Lagos demitiu-se

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, António Soares, apresentou hoje a …

  • Desiludido

    Olha o Bruno deve estar à espera da Manifestação!! Que espertinhos,logo no dia da Inauguração,tudo bandeirinhas do Alex.

  • Politicalex

    Enquanto uns andam, ressabiados por não serem recebidos, a gastar dinheiro público, em manifestações para satisfação do ego, outros vêm inaugurar instalações que resolvem os problemas das pessoas especialmente as mais carenciadas.”Festa é festa” trabalho é trabalho. Trabalhar, por aqui, “faz calos”..é melhor a festa…

  • Jornalismo da Moda

    Afinal, apesar da euforia da Srª.jornalista, a fazer dos desejos realidade, “o meu Povo”,como não podia deixar de ser, mandou o dono (do meu Povo)…dar uma volta. 250 viaturas, sendo uma boa parte da Câmara e juntas, pagas por nós todos???? No Comício, 200 pessoas,com muita boa vontade e no melhor momento 300. Bem lhes pediam para se juntar para parecerem muitas mas….eram só aquelas..!

  • João Paulo Albuquerque

    Enquanto uns tolos gastavam o nosso dinheiro em mini-manifestações, o governo fez o maior investimento pós 25 de Abril em Oliveira do Hospital.
    A verdade está aí, bem na frente dos olhos, só não vê quem não quer.

  • Desiludido

    Estiveram lá os que lhe devem favores.Reparem bem, estiveram pelo medo de perder o tacho.São os seus funcionários (como ele diz),as fundações,os compadres e as comadres…Etc,etc e tal.

  • Manuel Inacio

    O Governo que fez cá o maior investimento pós 25 de abril, foi o governo que antecedeu este que nos desgoverna atualmente, esta obra foi aprovada por um governo do PS, foi ao atual Deputado do PS na Assembleia da República Mário Ruivo, na altura Diretor da Seg. Social do Centro que fez com que este projeto fosse aprovado, contribuíram para que isso acontecesse muitos socialistas de Oliveira do Hospital. Este senhor ministro que agora a veio inaugurar, só cá veio para ficar com o nome numa placa em algo que desconhecia e para a qual nada fez para que se tornasse realidade, veio cá falar de coisas boas que estão a acontecer num País que ninguém conhece, apenas propagandeou que é a única coisa que os ministros deste governo perdido e desesperado fazem atualmente. Ainda nenhum governo do PSD desde o 25 de Abril até ao momento investiu o que quer que fosse digno de registo pela sua utilidade pública, este foi o maior investimento público no concelho de OHP, mas é uma obra aprovada por um governo socialista. Este senhor ministro propagandeador da irrealidade, não trouxe nem investimento na requalificação na EN 17, nem IC 6, nem médicos, apenas inaugurou uma obra de outros e foi embora rapidamente antes que encontrasse alguma manifestação pela frente e esta manifestação foi a maior alguma vez feita em OHP, havia KM de viaturas, havia pessoas de todas as ideologias políticas, havia líderes de todos os partidos, com exceção da liderança do PSD, mas não dos seus militantes e apoiantes que estiveram em força na marcha lenta. Esta liderança social democrata concelhia prefere prestar vassalagem a um governo que abandonou OHP, do que estar lado a lado com a população que se mobiliza e luta pelos seus direitos mais básicos e fundamentais. O senhor ministro inaugurador da maior obra pública de Oliveira do Hospital, obra de um governo socialista vá dizer aos Srs Coelho e Portas que não desistam e não abandonem Oliveira do Hospital, façam cá mais investimento de utilidade pública, coloquem cá os médicos que foram convidados para prestar cá serviço e que concorreram, mas ninguém os coloca, melhorem as acessibilidades que prometeram melhorar, desde o Durão Barroso no pavilhão em São Paio de Gramaços, não venham cá só cobrar impostos aos contribuintes.

    • Adjunto de ordens

      Se fosse pelas promessas, de facto, ninguém ganhava ao PS. Bem me lembro do que o Paulo Campos prometeu no dia do Concelho em 2009. Bem me lembro do que prometeram no tempo do Guterres. Os ICS todos A modernização turística , era um “El Dorado”. A Serra da Estrela ia ficar a pérola do País. Lá a prometer..! Então este governo faz a obra e paga as promessas do PS e o mérito fica para o PS? Quando alguém fizer a ESTGOH para quem fica o mérito. Para os que andam a falar nela há 10 anos..? Razão tem este governo quando diz que tirou o País da bancarrota para onde o PS o mandou…Este governo anda a fazer tudo o que o PS já tinha programado. As obras que o PS só prometeu, a estabilização do Pais que o PS desbaratou..100 carros são 400 metros.10 metros entre eles são 4 km. 300 carros dão uma manifestação de Oliveira à saída do IC6!!! Já viu, uma grande manifestação com 300 pessoas..! E os carros dos que praguejaram estes doidinhos que só lhe complicaram a vida, esses não contavam..?Tenham juízo.Trabalhem. No comício estavam meia dúzia de gatos…os que dependem da Cãmara,aqueles do favor. Os outros foram à vida deles… Até lá estavam alguns, bem responsáveis,bem preocupados com o que estavam a ver e a dizer que o ego do presidente é que andava a destruir tudo e que há guerras fortes lá dentro por causa disso. Uma vergonha.Agora vão dizer o quê ao Governo. Agora, o governo já sabe quem são e quantos são os que alimentam o ego do presidente…E sabe que são poucos.E o presidente também ficou a saber quantos é que são “o meu Povo”…

      • Manuel Inácio

        Todos sabem o que lhe dói, independentemente da quantidade de nicks que possa utilizar. Todos sabem também o que foi, o que faz e para onde quer ir. O que dói é que a marcha lenta organizada há pouco tempo atrás, pelo PSD concelhio foi abafada pela dimensão que esta atingiu em que estiveram presentes pessoas que participaram na outra e que puderam testemunhar esse facto. Uns lutam ao lado do Povo pelos seus direitos, outros poucos lutam pela maldade, a deturpação e pela inveja e ainda criticam quem defende e faz alguma coisa pelos cidadãos.

    • Guerra Junqueiro

      E o Sócrates deixou lá dinheiro para a fazer? Ou estava previsto no PEC4?
      Valha-me Deus, ainda não deram conta que bateram no fundo, que quanto mais mexem na trampa que fizeram mais mal cheira! Queira Deus que aquele que não acabou os IC’s não vá fazer companhia ao 44.
      O Marocas não sai de Évora a dar moral ao preso. Terá medo que ele fale demais? Ainda vamos ver mais e ficar mais esclarecidos

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro.

      • Ave Rara

        Podes acrescentar também o menino D. Loureiro, o Oliv. e Costa, o Sr Dr. Lima, o genro do Sr. Cavaco e outros tantos rapazes jeitosos que se esquecem de pagar impostos até à sua prescrição e não tinham consciência disso, bem como a rapaziada dos submarinos e da Moderna.

        • Recordando 2007

          correiodabeiraserra.com/antonio-arnaut-teme-que-o-servico-nacional-de-saude-fique-apenas-para-os-pobres-indigentes/

        • Desiludido

          E o do 44?.Bela Ave. Passarão.

    • Desiludido

      Era melhor o que está no 44. O Sr. deve ver muito mal e ouvir pior.

    • Desiludido

      Mas foi este que a inaugurou PSD, e não o PS e seus bandeirantes.Que irão fazer um dia os que andam a mamar?Os taxistas e vira casacas que tão bem conhecemos.

  • OZO

    Tal como dizia Fernando Pessoa o homem prefere ser exaltado por aquilo que não é ,a ser tido em menor conta por aquilo que é .É a vaidade em acção .
    Estes governantes do concelho não estão ao serviço do povo , estão ao serviço de si próprios e afilhados, de diversas cores e interesses. Falam na primeira
    pessoa . A completa mediocridade de executivos com professores , sociólogos e
    adjuntos do mais baixo nivel desde 2007. Este presidente dá-se a este luxo de
    afirmar “Por isso, fuiobrigado a convocar o meu povo para esta luta” Envergonhe-se Senhor incompetente Presidente e os amigos que o bajulam da sua falsa democracia que permitem golpes de estado com remoção de eleitos pelo voto . Ou será que há dividas por pagar ?
    Como dizia Aristóteles o egoismo não é o amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios . Além de incompetentes são promiscuos e falsos . Mentiram e continuam a querer mentir .Criam e fomentam dependências. Os afilhados são mais que muitos . É a sobrevivência . A foto é expressiva , Vê-se alguns dos que aplaudem para estar no bem –bom e gozar de poder .

    Alguém dirigente , que não é do concelho e parece não querer conhece a história do concelho dá-se ao luxo de afirmar “É a maior obra pública financiada pelo Estado em Oliveira do Hospital desde o Estado Novo” . Esqueceu e não comparou , com a
    devida adequação monetária, que só nos mandatos do Dr. Saraiva foi efectuado 45% do abastecimento de água, electrificações, Pavilhão desportivo, e muitas outras num concelho de 20 freguesias, e no tempo do Prof. Dr. Cesar Oliveira a rectificação da Estrada para a Felgueira Velha , Casa da Cultura, Piscinas, Etars, e outras, para não falar de outras desses mandatos, tudo muito e muito superior ao referido.

    Mais senso senhores autarcas e pretensos políticos e dirigentes .

    Não se sentem envergonhados de demonstração de tão pouca dedicação à
    coisa publica mas um acentuado vaidosismo e egoísmo ?.
    Alguém vos obrigou a ir para os lugares que ocupam ? Moderem-se . Pensais mais no vosso ego e interesses. Por onde anda a credibilidade e
    seriedade mental dos pretensos jornalistas e autarcas que têm vivido e vivem à boa vida ,do dinheiro dos nossos impostos ou que se vendem ao adversário politico para sobreviver , tal como fez em 2009 um autarca eleito do PSD ?

    Num país onde o mérito pouco existe – 5º país mais corrupto- ou não funciona e em seu lugar aparece a mediocridade, compadrio e promiscuidade, que esperar de um concelho onde os seus dirigentes nos diversos locais(Escolas, Associações, Fundações,Clubes )- impera a 90% ?

    Continuem a acreditar nesta gente e naqueles encostados que poem a máscara para não ser vistos e gozar das grandes comezainas e festas constantes . Obra nem vê-la .
    Votem neles que eles agradecem o ordenado que recebem, com o dinheiro diário dos nossos impostos.

    • Luneta

      Muito bem dito…

    • Rebuçados

      Pois com essa é que rebentas com eles…contra factos não existem argumentos

    • Muito bem

      Telúrico…e arrasador.
      Não se trata de sismo…ou cisma.
      Muitos de nós, mais ou menos andados nas coisas da vida, mais tarde ou mais cedo, acabamos por reflectir sobre tudo aquilo que se passa ao nosso redor…e cada um de nós, incluído nesse contexto, honestamente, deve fazer esse exercício, saudável, de transmitir, aos outros, aquilo que verdadeira e honestamente pensa, sabendo que fica sujeito ao escrutínio , – e não ao isolamento (recorda, este método, ainda, que o espírito da “santa inquisição” perdura!)-, à crítica – e não à má língua – ao salutar confronto de ideias – e não à mediocridade de falsa ideia de poder (que tudo pode, tudo, tudo conforma, pressuposto este que assenta na falsa premissa de que o mundo começou quando “eu” cheguei ao poder)…
      E são estas atitudes que fazem mover , avançar, progredir o pensamento e a acção de quem quer exercer, condignamente, os cargos para que foi, ou é, ou possa vir a ser, eleito, na função social, ou política, que lhe esteja atribuída É uma atitude pedagógica, da qual, todos poderão realizar algumas aprendizagens, se a isso estiverem dispostos.
      O contrário, significa que, apesar do pomposo, publicitário e demagogo discurso, a sua essência é a do retrocesso, com todas as “companhias” – métodos – que a História já condenou.
      Cito, apesar de não conhecer o autor, para terminar, o seguinte:
      “Não são os cargos exercidos que dão personalidade às pessoas: são as pessoas que dão personalidade aos cargos que exercem”.

  • António Lopes

    Lendo estes dois últimos comentários,penso,”almas iluminadas”, vão dizer que foi “encomenda” para lastro do que, ora, vos vou dizer. Não sem antes dar os parabéns aos dois.Estimula, saber que há quem pense e reflita sobre este viver comum, que é a vida e gestão Municipais.De facto , muito do bem estar comum passa, ou devia passar,pelas decisões dos nossos eleitos.Infelizmente, como muito bem dizem os ilustres comentaristas, os eleitos(quase todos) estão noutra.
    Tudo isto para lhes dizer que, depois do parecer minucioso, preciso, e imperativo, da CADA, no último dia, recebi uma resposta que: “aos autos disse nada” O prazo de cinco dias para me perguntarem o que eu queria, não respeitaram..De facto o Senhor Presidente da Câmara, deve estar numa de: “Deus no Céu e eu na terra”.E deve estar noutra,a lei é ele, e que faz o que quer..! Em tempos, tomei em mãos implementar a democracia no Concelho.Bem sei que isso, é tarefa que leva cem anos.Mas, alguém tinha que marcar o relógio.Quando pensava que estavam criadas todas as condições, para conseguir o objectivo, saiu-me um Peronista em ponto pequeno, secundado por uma série de candidatos a censores e pequenos ditadores, també eles:”Quem se mete connosco leva”..! .Numa palavra:”A emenda saiu pior que o soneto”..! Calma e pacientemente vou fazendo o meu caminho.O anterior presidente de Câmara,, que estava muito mais escorado e tinha outras bases técnicas e políticas, lá foi..! Faltou-lhe o sorrisinho para enganar o “pagode”. E nunca aprendeu a dizer “O meu Povo”..! É o máximo..! Este, mesmo com sorrisinho e o “meu Povo”, também vai, Nem pode ser de outra maneira..! .É que a democracia não tolera, nem pode tolerar, este tipo de gente..!. Algo me diz que a “prancha está inclinada, com sebo, quase a noventa graus.Só por milagre é que não escorrega..! Mas, eu, acho que escorrega mesmo..! No cimo da prancha, acho que já está..! Como estou, e vou estar, no estrangeiro, a próxima semana, que gozem lá a Expo H e que vejam se as contas, este ano dão certo.! Segunda, dia dez. vamos começar a tratar “da madeira para a canôa”..!
    Só uma novidade: afinal já nomearam administradores para a Fundaçâo Cabral Metelo..! Com mais “um cheirinho” o que eles não farão..! Espero que aquele importante património comece a estar ao dispor dos Oliveirenses e que os cachorinhos sejam bem tratados, num local mais adequado..! Sempre disse que uma boa oposição faz um bom governo..! Quanto às listas dos funcionários das empresas participadas é que as coisas estão mais pêrras..! As contas da água, é outro problema… Contorcem-se, contorcem-se mas vão lá chegar…Diz a minha “Maria” que a minha calma até irrita..! É preciso é não perder de vista os objectivos, e ter a tal paciência de JÓ..!

    António Lopes

    • João Paulo Albuquerque

      Se essa gente que lhe deve a eleição soubesse quem foi Salvador Allende, saberia que “não basta que todos sejam iguais perante a Lei. É preciso que a Lei seja igual perante todos.”, mas estão mais interessados em projectar uma falsa imagem gastando para isso o dinheiro publico. Termino com uma frase de Antoine de Saint-Exupéry como motivo de reflexão: “Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam”.

      João Paulo Albuquerque

      • Fernando Rodrigues

        Caro João Paulo, o Ferro estava-se cagando para o segredo de justiça, o Alex está-se cagando para a justiça, pois esquece-se que a CADA é supervisionada e presidida por o Juiz do Supremo, ou seja, o Alex está-se cagando para o supremo. Isto vai acabar mal, e acaba mal para o elo mais fraco que agora é o Edil, como ficou provado com a marcha lenta, a sua imagem e popularidade andam pela hora da amargura, como tal, quando as cabeças tiverem que rolar, a dele é a primeira, pois o PS vai-se defender como poder.

        • Politicalex

          Pois…isto, de facto, começa a ver-se o “fundo à panela”. E só não percebe quem não quiser perceber. O Ramalhete foi para a ARCIAL. O Ramalhete foi para a Cabral Metelo..! Ora o PS do poder não é este..! E , eu, sei de saber feito, como eles não gostam deste pluralismo…Aliás, até sei que foi a cabeça pensante do Lopes que lhe disse: “Na dúvida leve uma ponta do outro lado..O Ramalhete é o mais visível deles.Um dia pode ganhar as eleições e você pode ter problemas”…Cá está…Já está a aproveitar mais um dos bons conselhos. Aposto singelo contra dobrado que o Alex vai tentar que o Ramalhete seja o próximo presidente da Concelhia PS… Tem interessados na aposta..?