Incêndio consumiu vasta área de pinhal e desalojou populares em Avô

… deflagrou em Digueifel – chegou a ter três frentes ativas e consumiu duas habitações –  mobilizou 385 homens de três distritos.

É de maior tranquilidade o ambiente que por agora se vive no concelho de Oliveira do Hospital.

Nas últimas horas o fogo que, pelas 17h00, deflagrou na localidade de Digueifel, freguesia de Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, ganhou tamanha proporção, chegando a recriar um cenário de verdadeiro terror.

Uma densa coluna de fumo rapidamente tomou conta do horizonte e o cheiro a fumo quase tornou o ar irrespirável. A sirene da corporação da cidade dava, repetidamente o sinal de alerta, e os carros de combate a incêndios, 125 no total, foram chegando das várias corporações de bombeiros do distrito de Coimbra, mas também dos distritos da Guarda e Aveiro, num total de 385 homens, apoiados por cinco meios aéreos.

Um trabalho que foi sendo contrariado com a força do vento que, ao final da tarde, se fez sentir e que possibilitou ao incêndio ter três frentes ativas que afetaram as freguesias de Vila Pouca da Beira, Avô e Anceriz (concelho de Arganil), obrigando ao corte da EM 231, que a esta hora ainda se mantém intransitável no sentido ascendente, em direção à EN 17.

“Foi uma situação um bocado dramática”, afirmou há instantes o comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital ao correiodabeiraserra.com, referindo-se em particular à adversidade do vento que impossibilitou, em muito, a boa atuação dos meios envolvidos.

Naquele que é já entendido como “o maior incêndio do ano no concelho de Oliveira do Hospital”, Emídio Camacho tem a lamentar o infortúnio que afetou duas famílias na freguesia de Avô e que viram as suas habitações, localizadas em sítio isolado do restante aglomerado populacional, ser consumidas pelas chamas. Famílias que, segundo garantiu, estão a ser devidamente acompanhadas pelos serviços da Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários no sentido do seu devido realojamento.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …