Incêndio reacende-se na Serra da Malcata, zona do Lince Ibérico

Incêndio reacende-se na Serra da Malcata, zona do Lince Ibérico

O incêndio que hoje esteve dominado na Reserva Natural da Serra da Malcata está a lavrar novamente desde o meio-dia, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco. O seu reacendimento às 12h05 e afecta o habitat do Lince Ibérico, o felino mais ameaçado de extinção no mundo.

As chamas avançam agora com apenas uma frente e estão a destruir um povoamento florestal misto, “em que predominam áreas de pinhal jovem e mato”, acrescentou fonte do CDOS. Trata-se de uma zona “muito acidentada”, o que tem dificultado o acesso dos meios de combate.

Às 14h30, o incêndio florestal estava a ser combatido por 111 operacionais, 64 dos quais bombeiros, apoiados por 28 veículos. Participam também no ataque às chamas quatro aviões bombardeiros e outro meio aéreo não especificado, segundo a informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Situada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, próximo da fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata tem mesmo como símbolo o lince-ibérico, que é mundialmente o felino mais ameaçado de extinção.

 

LEIA TAMBÉM

Ano de 2019 vai ter três fins-de-semana prolongados e quatro possibilidades de “pontes”

O ano de 2019 vai ter dois feriados à sexta-feira e um numa segunda-feira, permitindo …

Mais de duas toneladas de queijo denominado Serra da Estrela apreendidos em Seia

Mais de duas toneladas de queijo indevidamente classificado com denominação de origem protegida (DOP) Serra …