“Inquietudes!… sem memória não há futuro!” arranca hoje no auditório da Caixa de Crédito

Está marcada para as 15h00 de hoje a primeira conferência do ciclo “Inquietudes!…sem memória não há futuro” que vai contar com a participação especial de Margarida Rosa Antunes, professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O encontro terá lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, onde a conferencista se pronunciará sobre “O nascimento e a afirmação de um novo quadro geopolítico-económico: a ONU, a NATO, a CEE e a EURATOM”.

Organizada no âmbito da leccionação do programa de História A do 12º ano, com o objectivo de comemorar o centenário da República Portuguesa, a iniciativa compreende ainda a realização de mais duas conferências, já marcadas para 23 de Março e 13 de Abril.

Cabeça de cartaz do Ciclo de Conferências, Mário Soares é o convidado da segunda sessão que terá lugar, dia 23 de Março, na Casa da Cultura César Oliveira. O antigo presidente da República versará sobre o tema “Portugal do Autoritarismo à Democracia”.

O Ciclo termina a 13 de Abril com a participação de Iva Delgado da Fundação Humberto Delgado. De regresso ao auditório da Caixa de Crédito, a última conferência estará associada ao tema “A radicalização das oposições e o sobressalto de 1958”.

Apresentada oficialmente no passado dia 22 de Janeiro, a iniciativa foi anunciada pelo director da Secundária, Albano Dinis, como mais uma forma de potenciar “uma escola viva, que interaja com todos os sectores da sociedade”.

A subdirectora Cristina Borges enquadrou o ciclo de conferências num programa comemorativo do centenário da República que está a ser posto em prática pela escola e que adjectivou de “alargado, ambiciosos e exequível”.

Para o professor de História Paulo Albernaz, a iniciativa visa dotar “os alunos pré-universitários de ferramentas” e, ao mesmo tempo, proporcionar à comunidade a participação em eventos desta natureza.

LEIA TAMBÉM

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …

frio

Chuva poderá regressar na próxima quarta-feira

O tempo seco vai continuar, pelo menos, até à próxima quarta-feira, altura em que poderá …