“Inquietudes!… sem memória não há futuro!” arranca hoje no auditório da Caixa de Crédito

Está marcada para as 15h00 de hoje a primeira conferência do ciclo “Inquietudes!…sem memória não há futuro” que vai contar com a participação especial de Margarida Rosa Antunes, professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O encontro terá lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, onde a conferencista se pronunciará sobre “O nascimento e a afirmação de um novo quadro geopolítico-económico: a ONU, a NATO, a CEE e a EURATOM”.

Organizada no âmbito da leccionação do programa de História A do 12º ano, com o objectivo de comemorar o centenário da República Portuguesa, a iniciativa compreende ainda a realização de mais duas conferências, já marcadas para 23 de Março e 13 de Abril.

Cabeça de cartaz do Ciclo de Conferências, Mário Soares é o convidado da segunda sessão que terá lugar, dia 23 de Março, na Casa da Cultura César Oliveira. O antigo presidente da República versará sobre o tema “Portugal do Autoritarismo à Democracia”.

O Ciclo termina a 13 de Abril com a participação de Iva Delgado da Fundação Humberto Delgado. De regresso ao auditório da Caixa de Crédito, a última conferência estará associada ao tema “A radicalização das oposições e o sobressalto de 1958”.

Apresentada oficialmente no passado dia 22 de Janeiro, a iniciativa foi anunciada pelo director da Secundária, Albano Dinis, como mais uma forma de potenciar “uma escola viva, que interaja com todos os sectores da sociedade”.

A subdirectora Cristina Borges enquadrou o ciclo de conferências num programa comemorativo do centenário da República que está a ser posto em prática pela escola e que adjectivou de “alargado, ambiciosos e exequível”.

Para o professor de História Paulo Albernaz, a iniciativa visa dotar “os alunos pré-universitários de ferramentas” e, ao mesmo tempo, proporcionar à comunidade a participação em eventos desta natureza.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …