Investidos mais de 640 mil euros no reforço da segurança na Linha da Beira Alta e Infra-estruturas de Portugal promete gastar este ano mais sete milhões naquela via

A Infra-estruturas de Portugal (IP) concluiu os trabalhos de estabilização do talude na Linha da Beira Alta, localizado na zona de travessia da freguesia de Abrunhosa-a-Velha, no concelho de Mangualde. A realização desta obra insere-se num mais vasto conjunto de intervenções, executadas pela IP em diversos taludes existentes ao longo da ferrovia, num total de mais de 640 mil euros, tendo em vista a reposição e melhoria das condições de segurança e níveis de disponibilidade e fiabilidade da infra-estrutura. Este ano, a empresa promete novas melhorias nesta ferrovia com investimento a rondar os sete milhões de euros.

“Trabalhos que envolveram a reparação e reforço dos taludes, a reabilitação dos sistemas de drenagem, a remoção de blocos rochosos e arvoredo em deficientes condições estabilidade e a colocação de rede de tripla torsão de modo a impedir a queda e invasão do canal ferroviário”, refere a Infra-estruturas de Portugal em comunicado. “Decorrente do investimento resulta a melhoria dos níveis de qualidade do serviço ferroviário. A concretização destes trabalhos permitiu repor as normais condições de circulação em cinco locais onde, provocadas pelas intempéries, haviam sido implementadas limitações de velocidade”, remata aquela empresa que promete continuar a investir na melhoria da via.

“A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária nacional à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. Dada a relevância e o carácter estratégico deste corredor, até à concretização dos investimentos programados no quadro do Plano Ferrovia 2020, e alinhados com estes, torna-se fundamental prosseguir com acções de manutenção corrente e alguns investimentos de renovação, essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infra-estrutura de via. Nesse sentido, a Infra-estruturas de Portugal vai realizar na Linha da Beira Alta, ao longo de 2017, varias acções de melhoria das condições da infra-estrutura e tratamento de taludes, num investimento previsto da ordem dos sete milhões de euros”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …

frio

Frio vai acentuar-se amanhã, mas sem previsão de chuva para os próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para amanhã uma descida das …