IP pede cuidado aos automobilistas que visitam a Serra da Estrela

A Infra-estruturas de Portugal (IP) lançou hoje a campanha ‘Visite a Serra da Estrela em Segurança’, que alerta para a necessidade de os automobilistas terem cuidado e adoptarem medidas de prevenção quando se deslocam à Serra da Estrela.”É uma acção para todos aqueles que nos visitam e para lembrar os cuidados que devem ter, especialmente nesta altura de inverno e de maior afluxo. É importante que as pessoas se lembrem que há medidas a seguir antes mesmo de viajar e outras que não podem ser descuradas já no local”, referiu o presidente da IP, António Laranjo que falava durante a visita promovida ao Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos.

Este responsável lembrou a importância de as pessoas se lembrarem que chegar ao topo de uma serra, como acontece neste caso, não é habitual na maioria das grandes montanhas de outros países e que as vias podem estar cobertas de neve e gelo, pelo que a deslocação exige cautelas redobradas.

Entre os conselhos descritos, está a necessidade de preparar a viagem, nomeadamente no que se refere à consulta das previsões meteorológicas, dos itinerários a adoptar, bem como à verificação do estado geral do veículo (pressão dos pneus, luzes e combustível) e à necessidade de equipar carro com pneus de inverno e correntes de neve prontas a utilizar em caso de necessidade.

Questionado sobre as críticas que reiteradamente são deixadas por as estradas encerrarem quando neva, António Laranjo disse que circular na Serra da Estrela não é igual a circular noutras estradas. “É exclusivamente para salvaguardar as pessoas que se toma essa medida porque, apesar do empenho de todos e de todos queremos abrir as estradas rapidamente nem sempre é possível fazê-lo. E a opção tem de ser sempre a de não pôr ninguém em risco”, acrescentou, explicando que as críticas não são inteiramente justas porque o trabalho do Centro de Limpeza de Neve durante o inverno é realizado 24 sobre 24 horas e que, de resto, a maior percentagem do tempo em que alguns troços estão fechados se regista durante a noite.

“Mais de 60 por cento do tempo em que a estrada está fechada é efectivamente durante a noite e, todos nós sabemos, durante a noite não há visitas há Serra da Estrela. Ninguém vem para a Serra da Estrela fazer turismo durante a noite. O resto são as contingências de estarmos a querer levar o carro ao pico da Serra”.

A IP garante ainda que, desde 2016, já investiu cerca de um milhão de euros na aquisição de equipamentos, viaturas pesadas e silos de armazenamento de sal-gema, bem como na requalificação de edifícios de armazenamento e instalações de apoio, localizados na Serra da Estrela.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve indivíduo em Celorico da Beira por furtos em interior de veículos

O Núcleo de Investigação Criminal da Guarda da GNR deteve, em Celorico da Beira, na …

Google ajuda com 100 mil euros Oliveira do Hospital e outros concelhos atingidos pelos incêndios

A multinacional Google doou 100 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa para ajudar a recuperar …