IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade para 60 toneladas. Este novo equipamento, segundo comunicado daquela entidade, vem reforçar a capacidade de intervenção da IP, permitindo vantagens a nível da operação, pela redução dos custos de conservação e a diminuição dos desperdícios.

Os benefícios resultam, refere a IP, da automatização total do processo de enchimento dos limpa-neves, que de forma fácil, rápida e mais segura, podendo ser efectuada pelo próprio operador do veículo, bem como pela manutenção mais prolongada do Sal-gema com características ideais para a sua aplicação, uma vez que o produto não está em contacto com a humidade ou água. A nova estrutura permite também a eliminação das perdas de sal-gema no processo de carga e armazenagem e o risco de infiltração nos solos e linhas de água, o que representa uma importante vantagem ao nível ambiental.

“A aquisição deste equipamento insere-se no processo de investimento que a IP tem vindo a desenvolver, no reforço e renovação dos meios disponíveis para execução dos trabalhos de prevenção e limpeza das estradas afectadas pela formação de gelo e acumulação de neve”, sublinha o comunicado, adiantando que no início de 2016 foi instalado no Sabugueiro um novo silo de armazenamento de sal-gema, com características idênticas ao agora existente na cidade da Guarda.

No final desse ano e no início de 2017, continua, passaram a integrar a frota da IP no Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela, dois novos veículos limpa-neves: em Dezembro de 2016 a viatura rotativa fresadora de neve e, em Março de 2017, uma viatura pesada equipada com uma lâmina basculante frontal de limpeza de neve e sistema espalhador de sal.

 

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Onde de calor vai continuar, com as temperaturas a rondar os 30 graus

O calor vai continuar a fazer-se sentir no continente, com as temperaturas a rondar os …