IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade para 60 toneladas. Este novo equipamento, segundo comunicado daquela entidade, vem reforçar a capacidade de intervenção da IP, permitindo vantagens a nível da operação, pela redução dos custos de conservação e a diminuição dos desperdícios.

Os benefícios resultam, refere a IP, da automatização total do processo de enchimento dos limpa-neves, que de forma fácil, rápida e mais segura, podendo ser efectuada pelo próprio operador do veículo, bem como pela manutenção mais prolongada do Sal-gema com características ideais para a sua aplicação, uma vez que o produto não está em contacto com a humidade ou água. A nova estrutura permite também a eliminação das perdas de sal-gema no processo de carga e armazenagem e o risco de infiltração nos solos e linhas de água, o que representa uma importante vantagem ao nível ambiental.

“A aquisição deste equipamento insere-se no processo de investimento que a IP tem vindo a desenvolver, no reforço e renovação dos meios disponíveis para execução dos trabalhos de prevenção e limpeza das estradas afectadas pela formação de gelo e acumulação de neve”, sublinha o comunicado, adiantando que no início de 2016 foi instalado no Sabugueiro um novo silo de armazenamento de sal-gema, com características idênticas ao agora existente na cidade da Guarda.

No final desse ano e no início de 2017, continua, passaram a integrar a frota da IP no Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela, dois novos veículos limpa-neves: em Dezembro de 2016 a viatura rotativa fresadora de neve e, em Março de 2017, uma viatura pesada equipada com uma lâmina basculante frontal de limpeza de neve e sistema espalhador de sal.

 

LEIA TAMBÉM

PJ deteve suspeito de atear mais de 50 fogos em Seia, Guarda e Nelas

Encontrada em Gouveia mais uma provável vítima mortal dos incêndios de Outubro

As autoridades encontraram ontem os restos mortais que acreditam ser de Rui Costa, um habitante …

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com responsabilização das Câmaras Municipais nas Faixas de Gestão de Combustível

Os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra estão preocupados com a responsabilização …