IRONMAN, desde 1977 a testar os melhores atletas do mundo

A ideia do “IRON MAN Hawaiian Triathlon”, prova onde  Rafael Delaunay Gomes pretende participar, nasceu em 1977 por proposta do comandante da marinha americana John Collinse da sua esposa. O Objectivo era colocar um ponto final numa controvérsia durante uma a cerimónia de entrega de prémios numa prova de corrida no Hawaii. A discussão rodava sobre qual o atleta mais resistente: o nadador, o corredor ou os atletas de outras modalidades.

Para dissipar dúvidas, foram combinadas três provas que deveriam ser completadas sucessivamente: “The Waikiki Rothwater Swim”. Qualquer coisa como cerca de 3,8 quilómetros de natação, a “The Around-Oahu Bike Race” que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180 quilómetros de bicicleta a a maratona. Collins então disse: “Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro”.

Após algum tempo de treino, no dia 18 de Fevereiro de 1978, em pleno verão , Collins e mais 14 pessoas realizaram a primeira prova Ironman. Até metade da maratona John Collins liderou a prova, mas foi ultrapassado por Gordon Haller, que manteve a liderança e venceu a inédita modalidade, tornando-se o 1º Ironman.

Gordon Haller, “homem de ferro”, nadou os 3,8 km em 1h20, pedalou os 180 quilómetros em 6h56 e finalizou a maratona em 3h30, totalizando o tempo de 11h46’40’’. Dos 15 participantes que iniciaram a prova, somente 12 chegaram ao final.

 

LEIA TAMBÉM

O Bava da Bola

Um tal Bava, Zeinal de primeiro nome, foi presidente executivo durante anos da PT. Em …

Aquela máquina…

Dois golos de Cristiano Ronaldo e um de André Silva asseguraram a vitória de Portugal …