O IV Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia regressa ao palco esta sexta-feira, na Casa Municipal da Cultura, às 21h45, com o “Sexteto de Mário Barreiros.

IV Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia regressa hoje ao palco

Imagem vazia padrãoNatural do Porto, Mário Barreiros teve as suas primeiras actuações como baterista de jazz em Lisboa, no Hot Clube, e em 1981/82 surgiu integrado no quarteto de Rão Kyao, juntamente com António Pinho Vargas e José Eduardo. Mário Barreiros estudou com os bateristas Billy Hart, Paul Motian, Joe Hunt e Kenny Washington. Fez parte do Quinteto de Maria João, Quarteto de António Pinho Vargas, Sexteto de Jazz de Lisboa, Quarteto de Mário Laginha, Cool Jazz Orchestra (de Pedro Abrunhosa) , Quarteto de Carlos Barretto e tocou, entre outros, com Andy Sheppard, David Liebman, Frank Lacy, John Stubblefield, David Schnitter, Al Grey, Perico Sambeat e Wayne Shorter. Foi ainda um dos fundadores do grupo Jáfumega e do Sexteto de Mário Barreiros.

 

No Sábado, também às 21h45, é a vez de Toni Solá Quartet c/ Harry Halen participarem neste “Seia Jazz & Blues 2008”. Toni Solá nasceu em Barcelona em 1966. De formação autodidacta, começou a tocar saxofone nos anos 80 em grupos de rock and roll e rhythm and blues. Em 1993 começou a trabalhar com o grupo de Lucky Gury e partilhou o palco com alguns músicos de jazz como: Gene Conners, Joanne Carthwraight e Jeff Ballard. No mesmo ano co-lidera um quinteto com o trompetista argentino Carlos Avallone. Desde 1995 até aos dias de hoje, Toni trabalha na televisão da Catalunha e na Antena 3 TV com Andréu Buenfuente em diferentes programas. O repertório actual do quarteto de Toni Solà colhe influências em músicos como Sony Rollins, Dexter Gordon, Stan Getz…. Depois do seu CD "Natural Sounds", chegou ao mercado o seu mais recente trabalho " Eight Reasons To Listen It", onde conta com a presença de Scott Hamilton.

LEIA TAMBÉM

Dois mortos e quatro feridos em acidente no IP3 em Santa Comba Dão

Um acidente no IP3 provocou duas vítimas mortais e quatro feridos, dois em estado grave. …

GNR deteve alegados traficantes de droga nos acessos a uma “Rave” em Oliveira do Hospital

Pastor de 90 anos continua desaparecido em Seia

Um pastor de 90 anos que está desaparecido na pequena localidade de Valezim no concelho de …