João Dinis quer ETAR em bom funcionamento e defende nova infra-estrutura para queijarias

O alerta voltou a ser feito pelo autarca João Dinis que, após uma visita mais demorada pelo local, constatou que – segundo o próprio – os dois tanques de lamas secas não são limpos há já muito tempo. “Até já cresceram plantas entre as lamas”, referiu a este diário digital, garantindo no entanto que os tanques estão a funcionar, a comprovar pelas lamas “ainda verdes” que lá se encontram.

O funcionamento “deficiente” da ETAR está a preocupar o autarca vilafranquense que continua a constatar a entrada de “água saturada” na linha de água. Dinis – que já alertou as entidades competentes para o problema através de ofício – considera necessário que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital “mande limpar a linha de água, ao invés de remeter essa responsabilidade para os proprietários dos terrenos contíguos”.

“As margens estão cheias de silvas e entulhos e os proprietários não têm culpa, já que a maior parte, nem sequer cá está”, referiu, sustentando que o “bom funcionamento da ETAR implica a limpeza periódica da linha de água”.

Como forma de minimizar o impacto negativo que o mau funcionamento da ETAR tem vindo a causar, Dinis defende a instalação de um motor para destroçar os detritos logo à entrada para a ETAR, bem como a plantação de sebes que impeçam a saída dos maus cheiros.

Crítico em relação ao dinheiro gasto pela Câmara Municipal em rotundas – “as quatro rotunda da cidade custaram um milhão de Euros”, frisou – João Dinis desafia o executivo social-democrata a preocupar-se mais com o ambiente, bem como em salvaguardar certas actividades tradicionais, como a silvopastorícia.

No seu entender, “a grande medida que na Cordinha se exige é que a Câmara e o Governo instalem uma ETAR específica para as queijarias”. “Já que tanto falam em preservar os pastores, o queijo Serra da Estrela e o de ovelha, é preciso que haja apoios concretos em toda a zona da Cordinha”, sustentou.

LEIA TAMBÉM

Da promessa à efetiva criação do Plano Nacional para as demências. Autor: José Carreira

A Alzheimer Portugal há muito que tem vindo a defender um Plano Nacional para que …

Adopção de estilo de vida saudável pode reduzir risco de doença de Alzheimer. Autor: Ana Margarida Cavaleiro

Os hábitos que adotamos na vida podem fazer uma grande diferença na nossa saúde, assim …