João Quaresma, o Chef oliveirense que andou pela Europa a divulgar o melhor da gastronomia portuguesa, regressou e considerou a iniciativa um êxito

“Chef” de Oliveira do Hospital: “Foi importante mostrar às pessoas que temos produtos e pratos de excelência”

O Chef de cozinha de Oliveira do Hospital que, desde Outubro, andou a viajar por vários países europeus, mostrando e promovendo a gastronomia portuguesa, já regressou a Portugal e a Oliveira do Hospital. João Quaresma faz um balanço muito positivo do projecto “RoadShow Aptece”, classificando-o como um sucesso, uma vez que permitiu “dar a conhecer às pessoas uma cultura gastronómica única e as maravilhas de um país de eleição”. E realça as passagens por cidades como 10846928_869145316438727_1243588440_nBarcelona, Bruxelas, Paris, Amesterdão, Lyon, Viena e Póznan como aquelas em que as suas acções tiveram maior impacto nesta aventura designada “Portugal, love at first bite”, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE).

“Se tiver de eleger uma cidade de eleição acho que Barcelona foi a que mais gostei. É uma cidade extraordinária e a acção correu muito bem. Participámos numas jornadas culturais da Escola Oficial de Idiomas de Barcelona onde dei uma pequena palestra sobre o roadshow Aptce e depois cozinhei para mais de 60 pessoas. Esta acção teve a ajuda preciosa de uma oliveirense – Sandra Cruz – professora naquela escola, que foi imprescindível para estarmos em Barcelona e para o sucesso da acção”, conta, mostrando-se extremamente satisfeito com o que passou de cidade em cidade. “Foi uma experiência única por tudo o que vivi: pelas cidades que visitei, pelas acções gastronómicas, pelo contacto com tantas pessoas João Quaresma, o Chef oliveirense que andou pela Europa a divulgar o melhor da gastronomia portuguesa, regressou e considerou a iniciativa um êxitoextraordinárias que conheci de nacionalidades e culturas diferentes”, conta, sem esquecer o apoio dos emigrantes portugueses. “Fizeram tudo para nos ajudar. Foram fantásticos e tenho de deixar um agradecimento a todas essas pessoas”.

João Quaresma considera que a reacção das pessoas foi muito boa, e que, este projecto, serviu para dar a conhecer a gastronomia portuguesa, que não é tão conhecida no Norte e Centro da Europa como são as cozinhas italiana ou espanhola. “O factor surpresa foi importante para mostrar às pessoas que temos produtos e pratos de excelência e que vale a pena visitar Portugal para comer muitíssimo bem, para conhecer uma cultura gastronómica única e maravilhar-se com um país de eleição. Foi isso que tentámos transmitir e julgo que conseguimos”, sublinha.

João Quaresma, o Chef oliveirense que andou pela Europa a divulgar o melhor da gastronomia portuguesa, regressou e considerou a iniciativa um êxitoEste Chef oliveirense realizou mais de dez mil quilómetros, visitou dez países e mais de vinte cidades e sentiu de perto o carinho que os emigrantes portugueses sentem pelo seu país. “Fiquei com muitas estórias e curiosidades para contar, mas destaco uma, muito simples que me marcou e me fez perceber o que é viver fora de Portugal: estávamos a entrar em Zurique na Suíça e passámos por um senhor que ao ver a carrinha da Apetece e o nome de Portugal, sorriu e bateu com a mão no peito junto ao coração. Era português de certeza e não precisou de dizer nada. O gesto bastou para mostrar o que estava a sentir. Foi este sentimento que vimos em muitos Portugueses que longe do seu país são verdadeiros embaixadores de Portugal. Eu fui apenas durante um mês e meio e tentei transmitir um pouco do que Portugal e a maravilhosa gastronomia portuguesa representam para mim”, explica João Quaresma, antes de concluir que terminou esta aventura feliz e realizado “por ter tido a oportunidade de viver esta grande aventura”.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital entre os concelhos com mais baldios ardidos no Distrito de Coimbra

A Associação Cooperação Entre Baldios do Distrito de Coimbra (Cobalco) assegurou hoje, em comunicado, que …

Tomada de posse dos órgãos autárquicos marcada pela tragédia dos incêndios e presidente reeleito aposta em “fazer renascer Oliveira do Hospital”

Não foi uma tomada de posse normal dos novos responsáveis pelo munícipio. Os discursos inflamados …