José Carlos Alexandrino é o novo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

Com um total de 5278 votos, o PS foi hoje a força mais votada na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, afastando o PSD do lugar que ocupava desde 1993.

José Carlos Alexandrino foi o nome escolhido pelos eleitores – a taxa de abstenção foi de apenas 25 por cento – para assumir o destino da autarquia oliveirense, tendo contudo pela frente uma situação de maioria relativa, já que o PSD| arrecadou 4561 votos e os independentes foram a preferência de 4240 eleitores. Os votos da CDU não chegaram a atingir a centena e meia, ficando-se nos 140.

O PS dominou ainda a escolha dos votantes na eleição para a Assembleia Municipal. António Lopes foi o preferido dos oliveirenses com um total de 5199 votos, alcançando no entanto o mesmo número de mandatos (8) que a segunda força política mais votada, o PSD com 4793 votos. Os 3970 votos da candidatura “Oliveira do Hospital Sempre” permitiram-lhe a eleição de seis mandatos, não sobrando qualquer lugar disponível para a CDU.

Pese embora o facto de o PSD ter somado um maior número de votos na luta pelas freguesias – conseguiu 11 freguesias com um total de 5059 votos – acabou por ser o Partido Socialista a dar provas de vitória no campo das juntas de freguesia, ao vencer em dois principais bastiões do PSD: Seixo da Beira e Oliveira do Hospital.

 

 

Para além de Carlos Baptista obter um resultado grandioso para o lado dos socialistas (518), também José Carlos Alexandrino contou com uma grande prova de confiança da população local que lhe dirigiu 519 votos.

Semelhante cenário foi o que aconteceu em Ervedal da Beira e Lagares da Beira, com a Junta de Freguesia a continuar nas mãos dos socialistas e a maioria dos votos a ser canalizada para José Carlos Alexandrino.

Quando já se cantava vitória na sede de campanha de Alexandrino, acabaram por ser os resultados da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital (1070) a confirmar a vitória dos socialistas.

Numa autarquia tradicionalmente laranja, o PSD acabou por ser a terceira força mais votada (779 votos), chegando a ser ultrapassado pela candidatura independente (960).

Com um total de seis juntas de freguesia asseguradas, o PS assinala ainda a conquista das Juntas de Freguesia de Alvôco de Várzeas – 138 votos contra 129 do PSD – e de Santa Ovaia – 182 contra 171 do PSD. Regista contudo uma baixa, ao deixar escapar a Junta de Freguesia de São Paio de Gramaços para o PSD, ao conseguir apenas 209 votos.

A CDU continua a reinar nas freguesias de Meruge e Vila Franca da Beira com o folgado resultado de 258 e 173, respectivamente. Na luta pela presidência das 15 Juntas de Freguesia a que se candidatou, o projecto “Oliveira do Hospital Sempre”, ficou-se por uma única vitória, retirando as “chaves” da Junta de Freguesia de Penalva de Alva das mãos do PSD, ao somar 319 votos.

Na freguesia da Lajeosa, os votantes centraram atenções no projecto independente “Unidos pela Lajeosa” e conferiram-lhe a vitória com um total de 241 votos.

Imagens de João Sargo

LEIA TAMBÉM

PS vence Assembleia Municipal e PSD fica com a maioria das Juntas de Freguesia

 

Com António Lopes como cabeça de cartaz, o PS foi também o partido mais votado para a Assembleia Municipal.

Especial Autárquicas 09: Correio da Beira Serra começa a divulgar resultados dentro de instantes

Já se começaram a contar os votos nas 21 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.