José Carlos Alexandrino garante que investimento na Festa do Queijo deste ano será superior ao do ano passado

A 25 edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital vai ter um investimento superior aos anos anteriores. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal na última Assembleia Municipal, justificando este incremento com a estratégia que o seu executivo tem definido para a promoção do concelho. José Carlos Alexandrino não avançou o orçamento previsto para o evento que se realiza nos próximos dias 5 e 6 de Março, mas deu a conhecer alguns números que, no seu entender, demonstram a importância deste acontecimento para divulgar a região.

O autarca lembrou, por exemplo, que, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgado a 18 de Dezembro de 2015, Fevereiro do ano passado (período em que se realizou a Festa) foi o mês em que se registou em Oliveira do Hospital o maior número de levantamentos em máquinas ATM e pagamentos em terminais de multibanco, superando mesmo a média nacional. Não se esqueceu também de referir que o número de dormidas no ano de 2014 nos estabelecimentos de alojamento turístico do município se fixou em 15 732. Estes números, porém, são substancialmente inferiores aos citados no mesmo estudo para os concelhos vizinhos, como Seia (62.650), Nelas (43.766) ou Arganil (22.628). Apenas Tábua (2.366) e Carregal do Sal (-) estão abaixo dos valores registados no espaço oliveirense.

“Vamos fazer uma grande Festa do Queijo e um investimento na sua divulgação ainda maior. No sábado vamos ter seis horas na RTP e no domingo mais seis horas na SIC. Isto incomoda muita gente”, congratulou-se José Carlos Alexandrino que apostou em dois actores, Fernando Mendes e Manuel Melo, para promover o evento. O autarca fez, depois, referência a vários números provenientes do INE, entre eles o das dormidas, para fundamentar aquilo que considera ser “a dinâmica” que este acontecimento transmite ao concelho. “Os profetas da desgraça acham que a promoção do território não se devia fazer. Este executivo tem uma ideia clara de como se promove o território. A Festa do Queijo é uma promoção do concelho no seu todo”, frisou, assegurando que o evento já atingiu um nível que agora exige mais investimento. “Quando atingimos um determinado patamar de sucesso tem de se trabalhar ainda mais”, rematou.

Os valores de José Carlos Alexandrino não convenceram António Lopes que voltou a criticar os montantes gastos na Feira do Queijo. Aquele eleito diz que os números avançados pelo autarca não são motivo de satisfação e continuou a insistir que o evento na relação custo benefício não é proveitoso para o concelho. “Um grande número, esse das dormidas. Essa das 15 mil dormidas dá uma média de 43 por noite, estas divididas por todas as unidades do concelho. Qualquer hotel com menos de 30 quartos não é rentável. Percebo alguma coisa de gestão. Os números que aqui avançou são engraçados, mas devem deixar os empresários hoteleiros a coçar a cabeça de preocupação”, atirou ainda António Lopes, para quem estas dormidas, além disso, pouco ou nada têm a ver com a Festa do Queijo, tratando-se, em sua opinião, “de turistas belgas, holandeses e de outras nacionalidades”.

LEIA TAMBÉM

Coligação liderada pelo CDS preocupada com empreitada da retirada do amianto das escolas de Oliveira do Hospital

A Coligação Construir o Futuro (CDS-PP / MPT / PPM) está “preocupada e apreensiva” com …

EM OLIVEIRA DO HOSPITAL APROVEITAMENTOS ELEITORALISTAS DO PS E SEUS PRINCIPAIS AUTARCAS-CANDIDATOS MANCHAM JÁ A DEMOCRATICIDADE DO PRÓXIMO ACTO ELEITORAL A 1 DE OUTUBRO ! Autor: João Dinis, Jano

Estamos a assistir a um frenesim eleitoralista por parte de “facção” do PS local envolvida …

  • Onde chegamos

    Não há informação sobre Carregal do Sal, não é zero.
    Já Fornos de Algodres teve 18.868 dormidas em 2014 3 Celorico da Beira 17.335 bem melhores do que Oliveira do Hospital.
    O que se nota é que o presidente não acerta uma. Cada tiro, cada gaio. Cada cavadela sua minhoca.

  • António Lopes

    As seis horas de TV, isso é que é o sucesso..! Os cavalheiros vêm cá vender os carros e explorar os incautos e o nosso edil fica todo satisfeito.Então, um quarto das dormidas de Seia.um terço das dormidas de Arganil e o nosso presidente só vê sucesso..! Mas como é que eu e ele nos podemos entender..? E dizem aquilo com uma pompa e mandam-me para outro Concelho por denunciar esta vil miséria..! Ao tempo que lhes ando a dizer que não têm vida para isto e para se demitirem.Não vão.Parece que ainda não acabaram de colocar a família nos empregos públicos..! Será que leram os números de Oliveira e não leram os de Nelas e Seia?Ou pensam que o INE funciona só para eles..?

    • Pinóquio

      Por acaso recordo-me de mostrares os números durante a campanha eleitoral.
      Recordo-me do que dizias pelo que foi feito na restauração e hotelaria.
      Estou tentado em publicar um pequeno vídeo caseiro para te fazer recordar.

      Afinal em quem devemos acreditar em António Lopes antes de 2014 ou depois de 2014?

      • Guerra Junqueiro

        Tanta conversa. Um homem não ameaça, porque se ameaça deixa de ser homem.
        Mostra lá essa relíquia para vermos o que alegas.
        Se alguém criticou o Lopes, foi o Guerra Junqueiro, mas ele ouviu e tenta concertar este desconcerto. E tu? Mostra lá o vídeo e deixa-te de coisas vãs.

        Cumprimentos
        Guerra Junqueiro

  • cromo

    mostra lá os números de 2009! ou essa parte já não ouviste? Cromo!

    • António Lopes

      Quais? Números de quê? Se não sabem ler os da água, os da dívida herdada.Se não capaz de dizer todos o mesmo número das contas da expo, se não explicam porque compram as lonas por mais do dobro e geradores por quatro vezes mais, números para quê..? A boa foi o Luciano a dizer que eu escrevia com nomes falsos..! O que sabem é taxa de IRS no máximo e IMI sendo a Câmara menos endividada, porque a herdaram assim,porquê e números para quê? Eu gostava era que o líder do PS dissesse aqui, quais eram os dezasseis empréstimos que o Mário Alves deixou..! Havia dois empréstimos e uma dívida pequena ao planalto Beirão.Agora dizem que são 16 empréstimos…No Sobral Cid também acabaram os médicos..? Pelo que vejo, as consultas estão muito atrasadas…

    • Enfim

      Os números de 2009. Cá vão: 2-dois, 0-zero, 0-zero, 9.nove.
      Estás satisfeito. Eu estive lá, e não ouvi nada de 2009, mas digo-te, tomara-mos nós estarmos como o Mário Alves deixou aquilo em 2009. Sabia-se dos milhões que não se encontram na BLC3.

  • Guerra Junqueiro

    A governação anda tão por baixo, que o presidente pensava que brilhava com 15700 dormidas por ano.
    O Sr Presidente que vá é dormir.

    Cumprimentos
    Guerra Junqueiro

  • Marques

    Os cães já andam pela cidade. Deve ser por causa da feira. Se acontecer algum acidente de quem é a responsabilidade?

    • Cínico

      Se forem os cães dos pastores, a responsabilidade é do Sr Presidente, se forem os do “canil” Cabral Metello, a culpa também é do presidente pois deixou arrantar isto até este ponto, e ainda deixa o velho vir gozar com isto a dizer que vai fazer novos estatutos. O estatutos iniciais são excelentes, deixem-se de gozar com os oliveirenses.
      Se são cães de luxo, têm que ir procurar dormida a Seia,a Nelas ou a Arganil, pois aqui está tudo esgotado.

  • António Lopes

    O que a mim me anda a intrigar é essa dos DEZANOVE EMPTRESTIMOS !!! que o Sr.Presidente herdou.Ou eu andei descuidado, ou as contas, como de costume ,esconderam 17,ou o Senhor Presidente virou um propagandista compulsivo da mentira. O que vem nas contas são dois empréstimos na Caixa Geral aprovados pelo Sr.Presidente enquanto eleito do PS.Querem fazer obras para as eleições começaram a arranjar argumentos..Já toda a gente sabe que vão pedir mais três milhões.Já fez dois empréstimos. E já os pagou, é verdade.Eles gostam mais do poder do que de azeitonas mas, algo me diz que a página vai virar..! Mais depressa do que eles pensam e de acordo com o que sempre lhes disse..!

    • Atento

      Caro amigo, a informação que consta na plataforma da CMOH é esta:

  • João Albuquerque

    Então o pastor Alexandrino foi mostrar o gado cá da terra ao pastor Manuel Machado?
    Já vi muita idiotice, mas esta supera tudo. Impensável e indescritível só possível num manicómio.
    Deixo-vos com o texto que Luís Fernandes enviou à Câmara Municipal de Coimbra.

    http://questoesnacionais.blogspot.pt/2016/02/carta-aberta-ao-presidente-da-camara.html

    • Fotoribeiro

      Vão ver as fotos no face da RBN, o vereador Nuno Ribeiro passou a fotógrafo de serviço, é que é uma independência. Ao menos, que fotografasse o Barreto, já justificava os mil patacos que leva por mês.

      “Rádio Boa Nova adicionou 16 fotos novas.
      6 h ·
      Em Coimbra está tudo pronto para o desfile de ovelhas e apresentação da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. (Fotos RBN/Nuno Ribeiro)”
      (Copiado do face da RBN)

      • República

        Anda, tudo, na “Lógia”
        A lógia é tudo, a logia faz crescer, a logia é a mãe, o pai, o filho e o espírito santo.
        A logia promove e protege.
        Viva a logia.
        Para a próxima, convidem o papa Francisco.

    • Iluminado

      Manuel, o Machado, O De Coimbra, será o da “Lógia”?
      Não?
      Será que colocaram as batas, ou aventais, também, nas ovelhas?
      E no carneiro? Também?
      Então isto, quer dizer, este negócio, com todos estes elementos, – não me recordo de ovelha nos símbolos da coisa…aprender, sempre…. – já anda por estes “caminhos”?
      Então esta seita já manda em tudo?

    • Logia

      Prezado:
      – Será que, Alexandrino, como o Bizu, e o Machado, também já “põe” o avental?
      Será pelos pecados, ou enganou-se no confessionário?

  • Contrapon(g)to

    “Em cada fruto a morte amadurece,

    deixando inteira, por legado,

    uma semente virgem que estremece

    logo que o vento a tenha desnudado.”
    Eugénio de andrade

  • Aleixadíssimo

    Porque o povo diz verdades,

    Tremem de medo os tiranos,

    Pressentindo a derrocada

    Da grande prisão sem grades

    Onde há já milhares de anos

    A razão vive enjaulada.

    Vem perto o fim do capricho

    Dessa nobreza postiça,

    Irmã gémea da preguiça,

    Mais asquerosa que o lixo.

    Já o escravo se convence

    A lutar por sua prol

    Já sabe que lhe pertence

    No mundo um lugar ao sol.

    Do céu não se quer lembrar,

    Já não se deixa roubar,

    Por medo ao tal satanás,

    Já não adora bonecos

    Que, se os fazem em canecos,

    Nem dão estrume capaz.

    Mostra-lhe o saber moderno

    Que levou a vida inteira

    Preso àquela ratoeira

    Que há entre o céu e o inferno.

    António Aleixo, in “Este Livro que Vos Deixo…”

  • I have a dream (a, b ou c)

    “O meu sonho é desfilar com mil ovelhas de Oliveira do Hospital na Avenida da Liberdade”.

    Qual foi o “pastor” que proferiu este desejo:

    a) Martin Luther King Jr.;
    b) J.C.- Jesus, o Cristo. (não é o que vai para a China, é aquele que o BE afirma ter dois pais);
    c) J.C. – o Alexandrino. (o que não sabe fazer contas).

    Vote, pois fica habilitado a acertar.