José Carlos Alexandrino quer acolher refugiados do Norte de África em Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escreveu uma carta ao Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, a demonstrar a disponibilidade do seu município receber dez famílias de refugiados que se encontram em Lampedusa, em Itália, vindos do Norte de África. José Carlos Alexandrino quer mostrar que o seu concelho pode ser um pequeno exemplo de solidariedade para o mundo, acolhendo e integrando estas pessoas.

“Contamos com o projeto Friendly Municipality destinado a acolher bem a comunidade estrangeira e temos de olhar para aqueles que nada têm e que morrem afogados para tentar uma vida melhor. Temos capacidade para receber dez famílias ou 20 pessoas”, referiu o autarca que quer instalar as pessoas no devoluto lar de Travanca de Lagos. “O município irá suportar as despesas e será lá que ficam numa primeira fase, até serem integrados e de terem aulas de português”, explicou, adiantando que posteriormente serão, num trabalho de parceria, envolvidos naturalmente na comunidade. “Antes de tornar isto público falei com famílias que têm casas disponíveis”, revelou, lembrando que os oliveirenses não se podem esquecer que o concelho está a perder população.

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, que é ao mesmo tempo presidente da IPSS local, ficou surpreendido com esta notícia. “Para mim é uma novidade. Desconhecia. Na sexta-feira tivemos uma reunião e estivemos a estudar a possibilidade de instalar um Centro de Dia nas instalações mais recentes do Lar que são propriedade da Câmara. De facto existe lá muito espaço, mas está devoluto e necessita de obras”, revelou ao CBS António Soares. “Naquele espaço temos sobre a nossa alçada através de protocolos a creche e o ATL. Não posso dizer mais nada porque não fui ouvido, nem tinha conhecimento dessa intenção da autarquia que, diga-se, é proprietária do edifício”, revelou.

Com: Rádio Boa Nova

Foto: www.msf.es

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

  • Alex doido

    É virem o quanto antes de moda ainda poderem votar no Costa.
    Isto só dá para rir, não tem solução para os que cá estão quanto mais pare outros.
    Sr Presidente, vá pentear macacos…

  • Politicalex

    Agora é que o homem deu na mouche..! Há três dias que não falavam nele..!

  • rks

    Mais uma vergonha será que quem deu esta casa a Travanca de Lagos gostaria de ver um lar destruído para ser um albergue . quem destruí este lar foi este presidente de câmara ate deu os acordes da segurança social deste lar ao lar de avo.sem falar com o Presidente de Junta respeito por Travanca porque as pessoas de Travanca votaram no Sr António Manuel .E porque nao vão para o Ervedal para a casa das silvas .

  • unidademovel

    Eis o quadro que faltava na parede para retratar a hipocrisia, a falta de carácter, a coerência . Apregoando-se e fazendo-se passar por solidário . Bom seria ver os atos praticados .Sr e Srs. Autarcas e associados ,a solidariedade constrói-se com trabalho sério e dignificação do mérito,não do compadrio e da mediocridade e da fantasia .

  • josé santos

    ele que os meta em casa dele , magrebino do c…… esse gajo foi sempre bom a governar-se com a carteira dos outros.ó lopes isto não é para censurar.

    • respeitoaoproximo

      Tem casa no Ervedal que não está ocupada,que a dispense aos africanos.Isso não disse o presidente.Isso era um ato de solidariedade muito grande,agora com o dos outros!.Veja se tem um pingo de vergonha,dê lá a casa na sua terra,já que tem dois apartamemtos em Oliveira.

  • António Lopes

    Isto está a atingir raias de anedótico.Há tempos, em resposta a um requerimento meu, o Senhor presidente da Câmara, esquecendo páginas e páginas de discussão em reunião de Câmara em 1 e 15 de Março de 2011, ver as actas, sobre o lar Sara Beirão,o Kikas, um cheque de 20 mil que nunca mais recebo, etc, respondeu-me, dizia eu, que a Fundação Sara Beirão tinha sede em Tábua e que ele não tinha nada a ver com o assunto…! Aquele “chico espertismo”..! Agora dá uma de solidário, o que só lhe fica bem, e decide sobre o lar da Fundação Sara Beirão com sede em Tábua..! Bem diz o Povo que mais depressa se apanha um inverdadeiro (sim, não vou chamar mentiroso ao Senhor Presidente), que um côxo…Grave é que fui eu que o propus e o sentei na cadeira..! “Perdoai-me Senhor”..! Se é que tenho perdão…

    • respeitoaoproximo

      Então já é ele que manda na Fundação? Agora já mudou o discurso?Já não é Túbua?.Quando vai falar verdade presidente? Nunca, pois é só inverdades.Grande presidente,nãohá dúvidas.Pessoal de Travanca têm que abrir a pestana.

  • Só naquela cabecinha

    Lá vêm 20 jogadores de futebol, 5 para o Oliveira, 5 para o Nogueira, 5 para o Lagares e ainda dispensa 5 ao Touriz. Sempre a ver o futuro este idiota.

  • TDLAGOS

    DÁ PARA VER COMO O PS PERDEU EM TRAVANCA DE LAGOS E FOI POR MENOS DE VINTE VOTOS COM ESTAS PESSOAS A VOTAR LÁ JÁ GANHAM E ASSIM TOMAS PEDRO JÁ PODE SER PRESIDENTE .JÁ ESTÃO A PENSAR COMO GANHAR ESTA JUNTA .