Jovem do PC acusa José Carlos Alexandrino de o ter chamado gordo em frente dos colegas do Conselho Municipal da Juventude

Jovem do PC acusa José Carlos Alexandrino de o ter chamado gordo em frente dos colegas do Conselho Municipal da Juventude

O representante da Juventude Comunista no Conselho Municipal da Juventude da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, João Cruz, não se conforma com a atitude do presidente da autarquia na última reunião daquele órgão. O jovem, de 22 anos, garante que o autarca chegou já com a reunião em curso e aparentemente não terá gostado da forma como ele estava a questionar certas atitudes tomadas por aquele órgão, como a necessidade da utilização do cartão de cidadão para votar nas propostas do orçamento participativo jovem.

“Eu queria propor um novo ponto à mesa (no caso a votação do orçamento participativo jovem que, no meu entender, ilegalmente obrigou a apresentação do cartão de cidadão) e o vereador Nuno Ribeiro disse que iríamos discutir esse assunto no ponto três. Foi quando entrou o presidente e perguntou ao vereador o ponto da situação. Quando ficou a saber que eu pretendia levar mais um ponto à discussão, disse que não colocava nada e que se queria fazer alguma coisa que fizesse queixa na Comissão de Análise Técnica ou no tribunal. Foi quando lhe disse que os jovens não eram marionetas, ao que ele respondeu que eu era demasiado pesado para ser marioneta e foi embora. Por outras palavras chamou-me gordo em frente a todos os meus colegas. Não me parece uma atitude digna de um presidente de Câmara”, explicou ao CBS.

Esta atitude do autarca levou João Cruz a interpelar José Carlos Alexandrino na última Assembleia Municipal: “O sr. Presidente chamou-me gordo, mas se sou gordo não é às suas custas”, referiu o jovem em pleno plenário. O autarca justificou-se da sua atitude porque João Cruz estava a monopolizar o tempo e a aborrecer os colegas. “Muito deles chegaram ao final e disseram-me que enquanto o senhor estivesse presente não voltariam a participar”, explicou José Carlos Alexandrino.

O CBS ouviu alguns dos elementos daquele órgão que consideram que na realidade “João Cruz fala muito”, mas que nada justifica aquela resposta por parte do presidente da autarquia. “Mas enerva-se muito, como se enervou quando um colega lhe chamou a atenção para o facto do conselho Municipal da Juventude ter sido criado pela Juventude Social Democrata, coisa que ele aparentemente não sabia”, confessa um elemento, que não se mostra muito receptivo a futuras participações, não por João Cruz falar muito e ocupar algum tempo, mas sim porque nada se decide ali. “Há é falta de cultura democrática e educação de quem devia dar o exemplo”, remata João Cruz.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

O “Ciclone de Fogo” varreu aquela noite que o foi de (quase) todos os medos… Autor: João Dinis, Jano

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …

  • Zé Manel

    Chama-se Juventude Social Democrata, não é Juventude Social Democrática.

  • Carlos

    Democrática?

  • JPCRUZ

    E vergonhoso quando um presidente da cãmra está num cargo onde está e não tendo mais nenhum argumento ter-me que ofender. Eu não tenho a culpa que este executivo tenha algo contra a cumprir os regulamentos , estes são feitos para serem cumpridos. as associações que estavam presentes e que se levantaram andas do conselho municipal jda juventude acabar reagem mal as verdades. Eu não quero ser o “centro das atencões” como disse o senhor presidente da câmara , mas sim quero ser uma voz ativa para a juventude de oliveira do hospital e que o conselho municipal da juventude torne-se num lugar onde se discuta os verdadeiros interesses da juventude e que não seja simplesmente uma uma comandita de amigos.

  • Victor

    Há que respeitar opiniões Professor José Carlos Alexandrino, não somos donos da razão e não podemos oprimir que não concorda connosco! Assim como a nível de trabalho, não podem ser só os amigos a ter acesso ao trabalho, enche a boca com demagogia, mas não nos esquecemos que os “seus” nem curriculum imprimiram, e a moda do freepass vai acabar, tem que acabar!

    • JPCRUZ

      Já que o senhor fala de demagogia, essa deve ser para o professor José Carlos Alexandrino porque ele em vez de responder as perguntas é que anda aprender a ficar “demagógico” . em vez de quer escrever um livro quando acabar o mandato acho que ficaria melhor se ele fosse era para actor de teatro ficava melhor.

      saudações comunistas

  • Jerónimo de Sousa

    Caríssimos,

    Uma marioneta, das mais pesadas, pesa cerca de 15 kg.

    Como será óbvio no Conselho Municipal da Juventude os jovens
    lá presentes têm maior peso do que 15 kg.

    Portanto, a conclusão do João Cruz é precipitada! Fez um juízo
    de valor errado ou então não compreendeu o conteúdo da mensagem.

    O participar no Conselho Municipal da Juventude deveria ser
    uma honra, mas também uma responsabilidade. Existem sim regulamentos que deverão
    ser cumpridos por todos os intervenientes, mesmo aqueles que se consideram
    Comunistas.

    Lá porque a candidatura do João não venceu, por exceder em
    mais do dobro do orçamentado para este programa, não lhe dá o direito de
    reclamar até que a voz lhe doa. Basta ler com atenção o que está regulamentado.

    Este procedimento também se aplica na Assembleia Municipal.
    Por exemplo o João não gosta de intervir após o período da ordem do dia, mas é
    isso que consta no regulamento (não é demagogia ou falta de Democracia).

    Para finalizar, qualquer um perde a paciência quando o João intervém.
    É pouco cordial na mensagem, tem um tipo de pensamento muito próprio (não
    interessa como obtemos o dinheiro, mas temos de fazer obra, quem paga não
    interessa).

    Saudações Anti-Comunistas

  • Esteves

    Tenhamos educação Senhor Presidente!!!!

  • Eu é mais bolos

    Sr. Presidente tem de tomar mais chá…olhe que não lhe faz mal, embora eu seja mais especialista em bolos. As suas funções não se compadecem com as suas boçais intervenções. Tenha tino.

  • JPCRUZ

    Caro pseudónimo Jerónimo de Sousa

    já que o senhor é tão esperto diga-me onde no regulamento diz que é obrigatório o cartão
    do cidadão vou-lhe dar um exemplo Cascais teve 40 mil votos e não foi
    preciso cartão do cidadão aqui para uns meros 156 votos foi preciso
    cartão do cidadão poupe-me.. eu não tenho a culpa é que as pessoas
    dizentes socialistas não saibam cumprir os regulamentos.É verdade que a minha candidatura ultrapassava a risória verba dos 25 mil euros, Mas no ano de 2013 a candidatura da ESTGOH também ultrapassava os 50 mil euros e não foi por isso que não foi aceitei e até ganhou … Por isso serrá mesmo “tudo pelas as pessoas”? Pessoas como você perdem a cabeça por ouvir falar porque não gostam de ouvir as verdades.

    É verdade que no regulamento da assembleia municipal diz que o público só pode intervir no final mas nesse mesmo regulamento não diz que o público tem que se inscrever no minimo com 5 dias de antecedência. Mais quando o PSD/CDS governava os destinos da autarquia o público falava antes de ordem do dia e inscrevia-se no dia da assembleia. porque com este acto da gestão socialista em vez de aproximar as pessoas na politica civíca que tem direito estam, mas é, afasta-las.

    Mais uma vez pergunto é isto que é “tudo pelas pessoas?”

    saudações comunistas

    • António Lopes

      O Publico falava depois do período de, antes da ordem do dia, normalmente o mais moroso, e antes da ordem do dia..A democracia refinou, incomoda, e passou-se a dar uma seca de 5 ou 6 horas, quando corre bem, a quem quer falar…É o “estímulo” à participação de quem nos elegeu…

      • dono da assembleia

        Se cada deputado utilizar tanto tempo como AL bem que poderiam fazer a Assembleia em 2 dias.
        Em cada ponto liga a K7 comuna…. bla bla bla bla

        • António Lopes

          Pois…pode ir até 5 dias…Bom seria que falassem mesmo todos.Não foi para isso que foram eleitos? Ou não há problemas? Valerá a pena gastar 4 mil euros para se discutir o que se discute, como se discute? Se a Assembeia cumprisse com as suas obrigações legais teria as comissões especializadas e discutia os assuntos.Talvez os senhores vereadores não desmentissem os membro da Assembleia. Será que o senhor Vice Presidente já foi ver o corte no apoio ao ensino superior? Pelos vistos apresentou um orçamento que nem sabia o que lá estava..! Se se discutisse mais e se estudasse melhor os assuntos,se calhar tudo andava melhor, neste País.Quero pensar que cedo se chegaria à conclusão de menos festas e mais solidariedade e desenvolvimento..! 68 euros e Km, para lá estar meio dia e não abrir a boca, se calhar, é discutível…Tempos houve que apreciavam, muito, a K7…o que é que mudou..? Deixaram de gostar da “música”..? A “canção” não é a mesma? Estão a reclamar de quê..?

  • indygente

    Ele não o chamou “gordo”, mas grande!
    E também é verdade que é 1 rapaz sem visão democrática , ele não respeitou os colegas que lá estavam,não deixava ninguém falar

    • Ana Isabel Mota

      Pesado, foi a expressão utilizada. 😉

      • JPCRUZ

        mas foi a realidade.

    • JPCRUZ

      grande para pesado ainda vai uma grande diferença. isso de não deixar falar ninguém isso é uma infâmia senhor indygente porque eu sempre falei na minha vez mais depois como não gostaram de ouvir as verdades até me cortaram o paio. e a melhor é que tive quase duas horas a espera para que o senhor vereador me dissesse onde estava no regulamento a obrigatoriedade do cartão do cidadão

      cumprimentos comunistas

  • Alfredo

    Ora se o voto não fosse autenticado com o número do cartão do cidadão como é que poderíamos ter votos credíveis?
    Era simples na visão do JPCruz, toda agente votava, jovens, menos jovens, votos repetidos, enfim um pagode.
    Já agora o João foi ao Conselho Municipal da Juventude em qualidade? Foi pela JCP? Foi eleito ou designado pela JCP de Oliveira do Hospital, ou foi a pedido do Jano à boa maneira Comunista?

  • Cábula

    Mais uma boa noticia digna da qualidade do blog CBS.
    Ora então o moço foi chamado gordo?
    O meu filho pesa 20 kg e seria impossivel utilizá-lo como marioneta.
    Caro Diretor não ha nada de mais interessante para noticiar?
    Ao menos ponha aqui umas noticiazitas provemientes de outros jornais nacionais. Parece que só sabe copiar noticias do Socrates!

    • Malhadinhas

      Caro, Cábula, pelos vistos estão lixados com o rapaz. Ainda não lhe conseguiram dar a volta. Mau sinal. Atrapalha assim tanto. Então, o CBS não era um jornal que não pagava salários, propriedade de um falido? E estão a ficar preocupados? Será por ele citar notícias demasiado relevantes a nível nacional no CBS que os preocupa. Não me parece. Vejo todos os dias as imprensa nacional citar jornais estrangeiros. Não me parece que copiem, citam. O que os preocupa, quer-me parecer, é que este blog deu a conhecer que dois dos arguidos nos vistos gold têm uma empresa a encubar na BLC3, que este Blog denunciou terrenos da SONAE limpos com o dinheiro dos oliveirense, que este Blog permitiu-nos saber que o Sr. Alex perdeu mais uma vez para na justiça contra um empresário, que este blog chamou atenção para uma ponte está há um ano encerrada ao trânsito de pesados e sem solução à vista, que este blog contou que o Sr. Presidente, aparentemente, considera os caminhos alcatroados públicos, que este blog mostrou que a água em OH subiu num piscar de olhos mais de 65 por cento e muito mais. É isto que os preocupa. Assim, que seja um blog. Pelo menos podemos variar e não apenas ler os comunicados da Câmara.

      • Guerra Junqueiro

        Caro Malhadinhas;

        Permita-me que o corrija, na BLC3 a empresa que está a incubar não tem 2 mas sim 3 sócios que são arguidos e aguardam interrogatório em casa com pulseira electrónica, referente ao caso dos vistos gold.
        Faltou também informar sobre o alcatroamento do caminho do “eleito” José Ferreira, do estado das estradas de Alvôco, do Vale de Ferro, etc.
        O pavilhão e os terrenos do Polo Industrial da Cordinha, também não esqueceu.

        Cumprimentos
        Guerra Junqueiro

  • JPCRUZ

    Caro Alfredo,

    Eu deixo-lhe uma contra questão como é que em Cascais votaram 40 mil jovens sim senhor Alfredo viu bem 40 mil jovens e não foi preciso cartão do cidadão será que os outros municípios não sabem fazer ver a variabilidade dos votos e só o município de Oliveira do Hospital é que tá certo? sobre a minha eleição foi a Câmara nomeadamente o gabinete do senhor vereador Nuno Ribeiro que solicitou ao PCP de Coimbra se tinham algum jovem para fazer parte do Conselho municipal da juventude.
    Espero que esteja esclarecido. Mais informações é só pedir
    Saudaçoes Comunistas

  • JPCRUZ

    Caro Guerra Junqueiro,

    Eles bem tentaram dar a volta, só que esquecem é que eu não tenho medo de denunciar o que está mal e não preciso da “gamela”

  • Regras

    Regimento Assembleia Municipal

    Art. 20.º
    Os cidadãos interessados em intervir no período de intervenção do público terão de fazer, com a antecedência mínima de cinco dias, a sua inscrição junto dos serviços de apoio à assembleia municipal, referindo o nome, a morada e o assunto sobre o qual desejam intervir ou ser esclarecidos.

    Orçamento Participativo Jovem

    O SUFRÁGIO-QUEM PODE VOTAR?
    Todos os jovens que tenham entre 16 e 35 anos que sejam trabalhadores, estudantes, residentes, naturais do concelho de Oliveira do Hospital ou representantes das diversas organizações da sociedade civil existente na área territorial geográfica do Município de Oliveira do Hospital

    • Politicalex

      “Regras”; pelos vistos, agora, os empregados é que ditam as “regras ” aos “patrões”. Dá dó. No tempo do “tirano” Mário Alves, alguma vez se assistiu a algo semelhante? O Povo esperava pelo fim do período de antes da ordem do dia e usava da palavra.Estes não são os “democratas”..?
      Então..? Em que ficamos? Há sempre uns vira-latas para fazer fretes..! Henry Barret: organiza-te..Prepara os caminhos que: “O SENHOR ESTÁ A CHEGAR”!!! Vais ter que voltar ao desemprego..! Tens descontos para justificar..?

      • Para que são os amigos

        Vai agora para o desemprego!!!
        Pode trabalhar na “Folha de Couve”, na “CentroTólet” ou na “Rádio Boa Vida”.

  • Paciência

    Não sei onde está a dúvida do jovem João.
    Como se pode comprovar a idade e local de residência, se não através do Cartão do Cidadão?
    Queria que a votação fosse livre, que qualquer um pudesse votar, idependentemente da idade e residência? Se calhar em Oliveira também teríamos 40000 jovens a votar – isto é Democracia!
    Acho que não é ncessário 3 horas para compreender isto.
    Se eu lá estivesse também não tinha paciência para o estar a ouvir durante tanto tempo.

  • JPCRUZ

    Caro Regras,
    Vejo que o senhor anda bem informado mas não se esqueça que nesse artigo, só diz isso porque já foi o executivo PS que o alterou. Então devemos aproximar as pessoas do seu direito cívico ou aproxima-las á assembleia?
    Como é que o senhor sabe que em Cascais se vota á vontade ? olha que isso é uma infâmia. A realidade é que em CASCAIS houve 40 mil votos.

  • JPCRUZ

    Caro Paciência,
    Primeiro o Conselho municipal da juventude começou as 19h20m e acabou as 21h30m. Na minha terra só passou 2h10m , assim sendo deixe de ser demagogo. este assunto que foi no ponto 3 na ordem de trabalhos foi “mal discutido” no máximo 1h30m. Ninguém pode ouvir porque eu digo as verdades e apesar de tarem sempre a entregar os documentos até á ultima vou sempre bem preparado. O senhor não esteve presente, não sei como é que mal sabe, que o conselho municipal da juventude durou 3h. se calhar você deve ser bruxo
    ou senão mosca
    saudações comunistas

    • Indygente

      Meu caro,
      Só Você não esteve lá…!
      Interpelou pelos menos 2/3 do “nosso” tempo dedicado a causas suas…Não sejamos cegos, nem ignorantes, muito menos partidários(credo), sejamos inteligentes, apenas!
      Repense a o seu modo de estar, perante a todos que merecem tempo de antena.
      E também leia as coisas com olhos de ver..

      • JPCRUZ

        Caríssimo Indygente,

        O senhor não falou porque não quis. Eu vou para o conselho municipal da juventude deefender a juventude não vou para lá passar as mãozinhas a ninguem porque eu não me vendo por meia duzia de euros. eu vejo os papeis com olhos de ver os senhores nem isso fazem

        Saudações comunistas

  • João

    Caladinha, mais uma vez, era poeta! Quem criou o Conselho Municipal da Juventude foi a JSD, e não o executivo, como ignorantemente afirma. O serviço militar obrigatório também foi abolido por empenho desta juventude, sabia? Faça o trabalho de casa para não vir dizer asneiras publicamente. Tenta ser engraçada, acaba por virar piada!