Jovem oliveirense venceu Euroscola e vai a Estrasburgo

Em representação do círculo eleitoral de Coimbra, a estudante de 15 anos, integra o grupo de cinco jovens seleccionados pelo júri, entre 19 círculos eleitorais participantes, para representar Portugal na sessão final do Euroscola, a realizar em Estrasburgo no próximo ano lectivo.

Também os colegas André Duarte, Pedro Coelho e João Abílio Almeida marcaram presença na Assembleia da República, no âmbito da participação no Parlamento Jovem, depois de em Março terem vencido, na Lousã, a sessão distrital.

Os trabalhos decorreram nos dias 25 e 26 de Maio e para além da apresentação das medidas que defendiam em conjunto com representantes das escolas Quinta das Flores, Infanta D. Maria e José Falcão, a participação na Assembleia da República (AR) envolveu o contacto directo com deputados de todos os partidos.

Com direito a sessão plenária na AR, participada por 22 círculos eleitorais, e realização de trabalhos na sala do Senado, os jovens estudantes discutiram as medidas propostas na generalidade, devendo o resultante projecto de recomendação nacional ser apresentado à Comissão de Educação e Ciência.

Na condição de jornalista – os dois colegas participaram enquanto deputados – João Abílio Almeida teve a oportunidade de questionar directamente alguns dos deputados da AR e de participar na conferência de imprensa com António José Seguro, presidente da Comissão de Educação e Ciência.

Esta não foi a primeira vez que os jovens estudantes de Oliveira do Hospital contribuíram com a sua prestação ao nível do Parlamento Jovem e Euroscola. “Já somos todos repetentes”, comentou ao correiodabeiraserra.com João Abílio Almeida que, em nome do grupo que integrou, referiu que se tratou de “uma experiência fantástica”.

“Estivemos na casa da democracia e isso foi bom para compreendermos melhor como é que aquilo funciona”, acrescentou a este diário digital, considerando como positivo o contacto estabelecido com os deputados da AR, porque permitiu ver “como há bons e maus políticos”.

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Amianto vai ser retirado da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, oposição critica “timing”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital anunciou ontem que assinou um contrato de adjudicação …