Jovem oliveirense venceu Euroscola e vai a Estrasburgo

Em representação do círculo eleitoral de Coimbra, a estudante de 15 anos, integra o grupo de cinco jovens seleccionados pelo júri, entre 19 círculos eleitorais participantes, para representar Portugal na sessão final do Euroscola, a realizar em Estrasburgo no próximo ano lectivo.

Também os colegas André Duarte, Pedro Coelho e João Abílio Almeida marcaram presença na Assembleia da República, no âmbito da participação no Parlamento Jovem, depois de em Março terem vencido, na Lousã, a sessão distrital.

Os trabalhos decorreram nos dias 25 e 26 de Maio e para além da apresentação das medidas que defendiam em conjunto com representantes das escolas Quinta das Flores, Infanta D. Maria e José Falcão, a participação na Assembleia da República (AR) envolveu o contacto directo com deputados de todos os partidos.

Com direito a sessão plenária na AR, participada por 22 círculos eleitorais, e realização de trabalhos na sala do Senado, os jovens estudantes discutiram as medidas propostas na generalidade, devendo o resultante projecto de recomendação nacional ser apresentado à Comissão de Educação e Ciência.

Na condição de jornalista – os dois colegas participaram enquanto deputados – João Abílio Almeida teve a oportunidade de questionar directamente alguns dos deputados da AR e de participar na conferência de imprensa com António José Seguro, presidente da Comissão de Educação e Ciência.

Esta não foi a primeira vez que os jovens estudantes de Oliveira do Hospital contribuíram com a sua prestação ao nível do Parlamento Jovem e Euroscola. “Já somos todos repetentes”, comentou ao correiodabeiraserra.com João Abílio Almeida que, em nome do grupo que integrou, referiu que se tratou de “uma experiência fantástica”.

“Estivemos na casa da democracia e isso foi bom para compreendermos melhor como é que aquilo funciona”, acrescentou a este diário digital, considerando como positivo o contacto estabelecido com os deputados da AR, porque permitiu ver “como há bons e maus políticos”.

LEIA TAMBÉM

Jovens cientistas da EPTOLIVA de Tábua desenvolvem Compósito Antisséptico e conquistam segundo lugar na XI Mostra Nacional de Ciência

Jovens estudantes da Eptoliva, na Tábua, no distrito de Coimbra, desenvolveram uma solução desinfectante a …

A escola ou a escolinha (?). Autor: António Ferro.

Durante várias décadas, fui assistindo às mudanças (algumas drásticas e escusadas) no sistema de ensino …