Jovens de Travanca de Lagos querem construir a maior árvore de Natal ecológica do mundo

A Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos está a desafiar a comunidade para a construção da maior árvore de Natal ecológica do Mundo. O encontro está marcado para a tarde de 8 de dezembro.

“Nunca como hoje, as questões ambientais estiveram na ordem do dia. Através dos poucos recursos que possuímos pretendemos educar os jovens e os menos jovens para a manutenção do equilíbrio ambiental”. Este é o propósito dos jovens da Liga de Iniciativa e Melhoramento de Travanca de Lagos que às portas da quadra natalícia está a desafiar a comunidade para a construção de uma árvore de Natal ecológica. E não se trata de uma árvore qualquer, já que o que se pretende é que naquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital se veja crescer a “maior árvore de Natal ecológica do mundo”.

O desafio está lançado e o encontro está marcado para tarde do próximo dia 8 de dezembro. A árvore será feita a partir de materiais reutilizados, a base com garrafões de água, e as ornamentações com pacotes de leite, latas de conserva, garrafas, entre outros materiais.

Para além de despertar para a prática da reciclagem, a LIMTL pretende também alertar para o impacto ambiental provocado pelo habitual corte de jovens pinheiros para a realização da árvore de Natal doméstica. “O impacto é ainda maior este ano uma vez que a floresta da nossa freguesia foi bastante fustigada pelos incêndios do último verão”, referem os jovens daquela coletividade, na certeza de que “construindo uma árvore de natal ecológica e comunitária, despertamos a consciência ambiental de forma activa e exemplificamos uma das muitas reutilizações que estes materiais podem ter ao invés de serem colocados no lixo comum”.

“Tudo fazemos para preservar a tradição, os saberes e os sabores das nossas origens mas também não podemos esquecer o futuro. Para tal propomo-nos a este grande desafio, estamos conscientes da responsabilidade. Sozinhos jamais conseguiremos, precisamos da colaboração de todos”, sustentam os jovens que, assim, lançam o mote para a inédita iniciativa no concelho oliveirense.

LEIA TAMBÉM

IP3 cortado na zona de Penacova devido a avaria de pesado

A avaria de um pesado, pelas 14 horas, provocou o corte do trânsito no IP3, …

Denuncia do grupo do empresário Fernando Tavares Pereira coloca IMT sob investigação do DIAP

Duas empresas do grupo Tavfer, do empresário Fernando Tavares Pereira, a CIMA – Centro de …