Jovens de Travanca homenagearam as “Origens”

… à iniciativa que já tem realização certa em próximos anos.

“Sentimos Travanca de Lagos e , por isso, fizemos esta festa em homenagem aos nossos antepassados”. O sentimento é partilhado pelo grupo de jovens que desde há quatro anos assumiu as rédeas da Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos e, no passado domingo, levou a efeito a primeira edição da iniciativa “Origens”, destinada a evocar a memória dos seus antepassados, brindando populares e visitantes com uma mostra cultural.

As atenções centraram-se no recinto da Escola Primária onde foi recriada uma feira de artesanato e gastronomia locais, a par de uma exposição de alfaias agrícolas e ovelha Serra da Estrela e da realização de jogos tradicionais. A Casa da Poesia de Maria Amélia Almeida, co-fundadora já falecida, reconhecida poetisa com mais de 800 prémios ganhos nacional e internacionalmente, esteve de portas abertas para todos aqueles que quiseram saber mais sobre a sua vida e obra , pelas palavras da sua filha, Maria Leonor Almeida.

Presente e visivelmente satisfeito com o certame, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafiou os jovens a alargar os horizontes da Mostra Cultural, apostando no próximo ano num certame com a duração de dois dias.

“Aceitamos com agrado o desafio do presidente do município e já estamos a pensar na próxima edição, sem esquecer todas as outras atividades a que já acostumámos a nossa aldeia” referem os jovens de Travanca, que fazem um balanço positivo da primeira edição da iniciativa destinada a homenagear os antepassados e dar novo fôlego à freguesia.

“Foi uma grande festa, alcançámos o nosso principal objetivo, unimos e fizemos sorrir as nossas gentes”, referem os jovens, determinados que estão em “humildemente e com os pés assentes na terra, escreverem uma página na história de Travanca de Lagos”.

“Travanca de Lagos, o concelho de Oliveira do Hospital e a região podem contar connosco”, sustentam, na esperança de que um dia, também os seus “netos e bisnetos” lhes retribuam o que agora fazem pelos “avós e bisavós”.

Na mostra cultural que se revelou bastante participada, também marcou presença a candidata do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Cristina Oliveira.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …