Jovens de Travanca homenagearam as “Origens”

… à iniciativa que já tem realização certa em próximos anos.

“Sentimos Travanca de Lagos e , por isso, fizemos esta festa em homenagem aos nossos antepassados”. O sentimento é partilhado pelo grupo de jovens que desde há quatro anos assumiu as rédeas da Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos e, no passado domingo, levou a efeito a primeira edição da iniciativa “Origens”, destinada a evocar a memória dos seus antepassados, brindando populares e visitantes com uma mostra cultural.

As atenções centraram-se no recinto da Escola Primária onde foi recriada uma feira de artesanato e gastronomia locais, a par de uma exposição de alfaias agrícolas e ovelha Serra da Estrela e da realização de jogos tradicionais. A Casa da Poesia de Maria Amélia Almeida, co-fundadora já falecida, reconhecida poetisa com mais de 800 prémios ganhos nacional e internacionalmente, esteve de portas abertas para todos aqueles que quiseram saber mais sobre a sua vida e obra , pelas palavras da sua filha, Maria Leonor Almeida.

Presente e visivelmente satisfeito com o certame, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desafiou os jovens a alargar os horizontes da Mostra Cultural, apostando no próximo ano num certame com a duração de dois dias.

“Aceitamos com agrado o desafio do presidente do município e já estamos a pensar na próxima edição, sem esquecer todas as outras atividades a que já acostumámos a nossa aldeia” referem os jovens de Travanca, que fazem um balanço positivo da primeira edição da iniciativa destinada a homenagear os antepassados e dar novo fôlego à freguesia.

“Foi uma grande festa, alcançámos o nosso principal objetivo, unimos e fizemos sorrir as nossas gentes”, referem os jovens, determinados que estão em “humildemente e com os pés assentes na terra, escreverem uma página na história de Travanca de Lagos”.

“Travanca de Lagos, o concelho de Oliveira do Hospital e a região podem contar connosco”, sustentam, na esperança de que um dia, também os seus “netos e bisnetos” lhes retribuam o que agora fazem pelos “avós e bisavós”.

Na mostra cultural que se revelou bastante participada, também marcou presença a candidata do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Cristina Oliveira.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …