“Juventude em Movimento” é o nome da mais recente publicação da Federação de Coimbra da Juventude Socialista centrada nas seis concelhias que integram o alto distrito onde se insere Oliveira do Hospital, a par de Vila Nova de Poiares, Tábua, Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.

JS do alto distrito divulga ideias em boletim informativo

Imagem vazia padrãoA apresentação do primeiro número daquele Boletim Informativo decorreu esta manhã em Oliveira do Hospital – Bufalus Bar – e contou com a presença do presidente da Federação da JS, João Portugal, do vice-presidente do Alto Distrito, Ricardo Cruz, do presidente da concelhia local, José Francisco Rolo, e do secretário-coordenador da JS de Oliveira do Hospital, Ricardo Figueiredo.

O líder distrital da Juventude Socialista apresentou a nova publicação como um meio de divulgação das ideias e das iniciativas promovidas pelos jovens do alto distrito, por se verificar que, as mesmas, “não chegavam ao resto do distrito”. “É nosso objectivo que os jovens de todas as concelhias conheçam aquilo que são as ideias das concelhias socialistas do alto distrito”, reiterou João Portugal, considerando também importante que os jovens, ainda antes da filiação no partido, fiquem a par daquilo que é o projecto da Juventude Socialista. Sublinhou também a importância de, as seis concelhias do alto distrito dinamizarem actividades “em conjunto e não isoladamente”.

Para além da apresentação do boletim, João Portugal apresentou Ricardo Cruz – director pedagógico da EPTOLIVA – como vice-presidente do Alto Distrito. O novo rosto da Juventude Socialista referiu que o objectivo da nova publicação é o de “congregar o que é similar entre as seis concelhias”. Considerou o trabalho em conjunto como uma “mais valia”, sublinhando também que é importante “passar a imagem” do que é feito ao nível das concelhias do alto distrito.

Com uma periodicidade semestral, o boletim da juventude socialista do alto distrito será distribuído pelos espaços públicos, cafés, colectividades, bares, entre outros locais do distrito de Coimbra e estará também disponível online na nova página de internet da Federação. A periodicidade, segundo os responsáveis, é passível de ser alterada caso surjam acontecimentos políticos que o justifiquem.

“JS está viva, produtiva e activa”

Quem não deixou de “louvar o produto” foi o líder local do Partido Socialista, por considerar que se trata de “um exemplo de que a JS está viva, produtiva e activa”. “O PS exigiu que a JS estivesse activa e interviesse na sociedade”, sublinhou José Francisco Rolo, acrescentando que “o PS espera muito da JS e dos seus dirigentes”.

Considerou que “o trabalho tem sido positivo” e vincou que o partido conta com a JS para “criar uma alternativa autárquica para Oliveira do Hospital”, no âmbito de um projecto que “vai para além do partido e terá uma ligação fortíssima à sociedade civil”.

José Francisco Rolo manifestou-se satisfeito por agora existir “um documento que centre a atenção nos problemas do alto distrito como as acessibilidades, as políticas socais e de saúde”, bem como “nas potencialidades que são o ensino profissional e superior e a capacidade criativa da população mais jovem”.

Também Ricardo Figueiredo considerou o boletim como “um contributo muito importante para divulgar as actividades da JS do alto distrito”. “Demonstra que há vida no interior do distrito”, sublinhou, acrescentando que a nova publicação será a “voz dos jovens”.

LEIA TAMBÉM

Nova liderança da JSD de Oliveira do Hospital quer colocar problemas dos jovens na agenda política local

Virgílio Salvador, de 26 anos, foi eleito no domingo presidente da Juventude Social Democrata de …

«Castração» política em Oliveira do Hospital. Autor: João Cruz

Passados 44 anos após o 25 de Abril de 1974, vive-se hoje em Oliveira do …