Lesados prometem protestos amanhã contra ministro da Agricultura que estará em Oliveira do Hospital para participar no programa da RTP Prós e Contras

Os agricultores e lesados dos incêndios devem manifestar-se amanhã em frente à BLC3 – antiga ACIBEIRA, em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital, quando, pelas 20h00, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, se deslocar àquelas Instalações para participar no programa debate da RTP  Prós e Contras sobre floresta e incêndios. A convocatória da manifestação conta com o aval da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, “maavim” e Confederação Nacional da Agricultura.

Os agricultores e lesados pelas chamas pretendem reclamar a reabertura das Candidaturas às ajudas até cinco mil euros e a outras acima disso, por ajudas por perda de rendimentos na agricultura e na floresta, bem como chamar a atenção da tutela para a necessidade da criação de parques de recepção e comercialização da madeira ardida para garantir escoamento, a preço reparador aos produtores, dessas madeiras “salvadas”.

Os agricultores querem ainda ver melhorados e aumentados os apoios financeiros – do Orçamento de Estado – para a execução dos projectos de investimento na agricultura, na floresta e nas Habitações ardidas. “Vamos também contestar as imposições do ministro da Agricultura para a limpeza da floresta. Imposições que são duras e impraticáveis”, refere a convocatória da manifestação, concluindo: “Nós somos vítimas dos incêndios florestais! Não somos os culpados”.

O programa Prós e Contras, com o título “A caminho do futuro” será transmitido amanhã a partir de Oliveira do Hospital, pelas 21h00. O debate pretende esclarecer como está a ser preparada a época de incêndios? O que está a ser feito para garantir a coesão entre litoral e interior, sul e norte do País?

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

  • António Lopes

    Afinal, lá por Lisboa, ouvem-me.O Senhor Ministro da Agricultura veio dizer que, os Municípios,têm que sacrificar umas festas a favor da floresta..! Há quanto tempo ando a dizer isso..? O Nossos Presidente terá ouvido, ou o recado terá sido especialmente para ele..?

  • Mancamulas

    Exportemos mais, do que importemos…//…Os meus empresários…//…Os meus agricultores…Aquilo ontem lá pela BLC3, foi assim com pretuguês .

    • António Lopes

      Eu acabo de ouvir o Senhor Primeiro Ministro que “Temos todos que arregaçar as mangas” Onde vai ele estar a limpar, estes dias..? Eu o que mais me preocupava , já limpei.Para a semana limpo o resto.

      Fica aqui um aviso.Dia 16 de Março, vou ver se tenho 100 metros de raio limpos, à volta do meu aldeamento do Vieiro.Tem 19 casas está dentro da lei para povoamento.. !