Lesados prometem protestos amanhã contra ministro da Agricultura que estará em Oliveira do Hospital para participar no programa da RTP Prós e Contras

Os agricultores e lesados dos incêndios devem manifestar-se amanhã em frente à BLC3 – antiga ACIBEIRA, em Lagares da Beira, Oliveira do Hospital, quando, pelas 20h00, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, se deslocar àquelas Instalações para participar no programa debate da RTP  Prós e Contras sobre floresta e incêndios. A convocatória da manifestação conta com o aval da Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, “maavim” e Confederação Nacional da Agricultura.

Os agricultores e lesados pelas chamas pretendem reclamar a reabertura das Candidaturas às ajudas até cinco mil euros e a outras acima disso, por ajudas por perda de rendimentos na agricultura e na floresta, bem como chamar a atenção da tutela para a necessidade da criação de parques de recepção e comercialização da madeira ardida para garantir escoamento, a preço reparador aos produtores, dessas madeiras “salvadas”.

Os agricultores querem ainda ver melhorados e aumentados os apoios financeiros – do Orçamento de Estado – para a execução dos projectos de investimento na agricultura, na floresta e nas Habitações ardidas. “Vamos também contestar as imposições do ministro da Agricultura para a limpeza da floresta. Imposições que são duras e impraticáveis”, refere a convocatória da manifestação, concluindo: “Nós somos vítimas dos incêndios florestais! Não somos os culpados”.

O programa Prós e Contras, com o título “A caminho do futuro” será transmitido amanhã a partir de Oliveira do Hospital, pelas 21h00. O debate pretende esclarecer como está a ser preparada a época de incêndios? O que está a ser feito para garantir a coesão entre litoral e interior, sul e norte do País?

LEIA TAMBÉM

Um morto em Viseu devido a acidente

Um homem de 35 anos morreu ontem à noite na sequência de um acidente na …

“Parece que existe [em Oliveira do Hospital] uma espécie de ‘racismo’ político”

Bruno Amado foi um dos dois únicos elementos do PSD a conquistar a presidência de …

  • António Lopes

    Afinal, lá por Lisboa, ouvem-me.O Senhor Ministro da Agricultura veio dizer que, os Municípios,têm que sacrificar umas festas a favor da floresta..! Há quanto tempo ando a dizer isso..? O Nossos Presidente terá ouvido, ou o recado terá sido especialmente para ele..?

  • Mancamulas

    Exportemos mais, do que importemos…//…Os meus empresários…//…Os meus agricultores…Aquilo ontem lá pela BLC3, foi assim com pretuguês .

    • António Lopes

      Eu acabo de ouvir o Senhor Primeiro Ministro que “Temos todos que arregaçar as mangas” Onde vai ele estar a limpar, estes dias..? Eu o que mais me preocupava , já limpei.Para a semana limpo o resto.

      Fica aqui um aviso.Dia 16 de Março, vou ver se tenho 100 metros de raio limpos, à volta do meu aldeamento do Vieiro.Tem 19 casas está dentro da lei para povoamento.. !