Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo inaugurou novo piso e prestou homenagem a José Agostinho Esculcas

 

Com presença assegurada na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), a Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo (LMNC) – sagrou-se vice-campeã do campeonato da 1ª Divisão Distrital de futsal da AFC – tem, desde o último sábado, melhores condições para a prática desportiva.

Assim é, porque o pavilhão daquela localidade foi alvo de requalificação e dispõe no seu interior de um piso moderno que permite à coletividade receber importantes equipas e, assim, proporcionar agradáveis encontros desportivos.

Com um custo de 25 mil euros integralmente suportado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o novo piso ao dispor da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo tem associado o nome do falecido presidente José Agostinho Esculcas que, desde o último sábado, tem também o seu nome atribuído ao pavilhão.

“Esta homenagem é mais do que merecida e só peca por ser tardia”, referiu, na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, Adelino Henriques, que recordou José Agostinho Esculcas como o “homem que deu a vida pela Liga de Melhoramentos”.

A placa que, desde sábado, associa o falecido presidente da coletividade ao Pavilhão de Liga de Melhoramentos foi descerrada pelo pai Adelino Pereira e a filha, cabendo a Alda Esculcas recordar com saudade o irmão que viu partir há 10 anos.

“Eu gostava que este pavilhão estivesse cheio porque era uma forma de o povo de Nogueira do Cravo mostrar a sua gratidão”

O gesto que partiu da direção da coletividade presidida pelo jovem Orlando Nunes mereceu o apreço do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

“É confortável quando se vê uma direção de jovens a fazer este reconhecimento”, afirmou José Carlos Alexandrino que não deixou de criticar a reduzida plateia que, ali acorreu, para assistir à justa homenagem a um homem que perdeu a vida quando regressava de uma reunião do interesse da LMNC.

“Eu gostava que este pavilhão estivesse cheio porque era uma maneira de o povo de Nogueira do Cravo mostrar a sua gratidão”, sentenciou, ao mesmo tempo que também elogiou a forma de trabalho da direção da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo, que quando solicita apoio junto da Câmara Municipal o faz numa lógica de parceria.

Numa crítica a algum associativismo que espera que todas as atividades e iniciativas sejam suportadas pela Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino considerou que “assim vale a pena trabalhar, porque trabalhamos todos em conjunto para uma causa pública”.

Para além de pretender dotar a LMNC de melhores condições para a prática desportiva, José Carlos Alexandrino também não descurou a importância que o novo piso vai representar para os alunos do futuro centro escolar de Nogueira do Cravo.

“Comprei o piso, porque naquele moderno centro escolar vão existir crianças que vão usar este piso”, confidenciou.

De acordo com Orlando Nunes, o desejo de atribuição do nome de José Agostinho Esculcas ao pavilhão já era antigo, no entanto a sua concretização foi adiada até que o espaço fosse alvo da necessária requalificação. Neste domínio, o presidente da direção da coletividade elogiou a envolvimento da Câmara Municipal que “foi uma aliada nesta obra”.

No dia em que o sonho se tornou realidade na freguesia de Nogueira do Cravo, as boas notícias foram extensíveis ao restante concelho. “O pavilhão está aberto a todos os que o queiram utilizar”, assegurou Orlando Nunes que, de futuro não quer ver bancadas com 20 pessoas. “Queremos bancadas com cem pessoas”, ambicionou.

A melhoria das condições desportivas foi atestada no local pelo presidente da AFC , Horácio Antunes, que desafiou a LMNC a ampliar a componente de formação, dispor de uma equipa melhor apetrechada e a abrir as suas portas ao “setor feminino”.

Na cerimónia do último sábado, a direção da LMNC homenageou ainda os atletas que, na última época, conseguiram a subida de divisão da equipa de futsal.

LEIA TAMBÉM

Gouveia recebe Campeonato Mundial Trial de motos

O Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia, vai receber, entre os dias 23 e …

Luís Mota voltou a vencer as 100 milhas do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

O atleta Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, venceu as 100 milhas do …