Maioria das Juntas de Freguesia toma posse este fim-de-semana

A Junta de Freguesia de São Gião foi a primeira das 21 autarquias do concelho de Oliveira do Hospital a tomar posse para o mandato autárquico.

A manter as cores do PSD, Manuel Garcia volta, pelo terceiro mandato consecutivo – exerceu o primeiro mandato pelo PS – a assumir a presidência daquela Junta que conquistou com maioria absoluta.

A tomada de posse aconteceu no dia 27 de Outubro. No dia imediatamente a seguir, foi a vez de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira darem posse aos presidentes eleitos e restantes membros dos executivos e assembleias de freguesia.

Apesar de ter sido o candidato mais votado nas eleições de 11 de Outubro, Nuno Oliveira constituiu executivo em coligação com o independente António Faria, que foi o candidato menos votado para aquele órgão. Eleito por maioria, Raul Costa reassumiu o comando da Junta de Lagares da Beira com as cores do Partido Socialista.

Depois de a maioria dos votos lhe ter sido favorável, a equipa de Fernando Duarte tomou, ontem, posse na Freguesia da Bobadela. O autarca do PSD já tinha presidido àquela autarquia no anterior mandato.

 Aldeia das Dez, São Paio de Gramaços e Seixo da Beira com novos presidentes

Quando está consumada a tomada de posse de cinco Juntas de Freguesia, está também marcada para hoje a sessão de posse nas freguesias de Aldeia das Dez, São Paio de Gramaços, São Sebastião da Feira, Seixo da Beira e Vila Franca da Beira.

Sem o apoio da desejável maioria absoluta, Sónia Madeira, eleita pelo PSD, substitui António Dinis na presidência da Junta de Aldeia das Dez. Também numa situação de maioria relativa, Nuno Costa será um dos empossados desta noite, restituindo a Junta de São Paio de Gramaços ao Partido Social-Democrata. Adelino Coelho e João Dinis serão igualmente reconduzidos nas juntas de São Sebastião da Feira e Vila Franca da Beira.

Eleitos pelo PSD e CDU, respectivamente, os presidentes tomam posse em condições de maioria absoluta. A passagem de testemunho será, contudo, consumada na freguesia de Seixo da Beira, até aqui governada pelo PSD, que passará a ser presidida por Carlos Baptista eleito pelo PS com maioria absoluta.

A antecipar a cerimónia de posse do executivo camarário e Assembleia Municipal marcada para segunda feira, realiza-se ainda amanhã a tomada de posse de mais dez juntas de freguesia.

PS volta a reinar em Alvôco e independente recebe “chaves” da Junta de Penalva

Com as cores do PS, Agostinho Marques recolheu a maioria dos votos e assume, amanhã, a presidência da Junta de Alvôco de Várzeas, governada no último mandato pelo PSD.

Aristides Costa dá início a um quarto mandato pelo PSD, gozando de maioria absoluta. Mantendo as cores do socialismo, Carlos Maia substitui António Maria Jorge na freguesia de Ervedal da Beira, onde conseguiu uma folgada maioria absoluta.

Em Lagos da Beira e com o conforto de uma maioria, José António Guilherme põe em marcha o terceiro mandato pelo PSD. Cenário semelhante acontece em Lourosa com Américo Figueiredo do PSD a ser reconduzido na presidência da Junta de Freguesia. Aníbal Correia ocupa o lugar até aqui ocupado por João Abreu na freguesia de Meruge, onde a CDU voltou a ser a força política mais votada

Apesar de ter sido o candidato mais votado, Adelino Henriques do PSD poderá ter a vida dificultada na presidência da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, porque em cima da mesa poderá estar uma coligação entre PS e independentes.

Em Penalva de Alva, as “chaves” da Junta de Freguesia passam de António Brito para Rui Jorge Coelho que, apoiado pelo movimento independente “Oliveira do Hospital Sempre” foi o candidato mais votado. O jovem de Penalva de Alva, parte contudo, para um mandato autárquico numa situação de maioria relativa.

Reeleito pelo PSD, António Santos é também reconduzido na presidência da Junta de Travanca de Lagos, mas sente o sabor da oposição independente que, juntamente com o PS lhe retiraram o conforto da maioria absoluta.

Com uma situação mais favorável está Maria Graciosa Fontinha que, com as cores do PSD arrecadou uma maioria absoluta, e parte para um novo mandato à frente da autarquia de Vila Pouca da Beira.

Para dia 2 de Novembro fica reservada a tomada de posse nas Juntas de Freguesia de Santa Ovaia e Lajeosa. Com uma maioria relativa, Licínio das Neves apoiado com as cores do socialismo destrona Rogério Mendes, que presidia à Junta de Santa Ovaia pelo PSD.

Outra novidade assenta no futuro executivo da Lajeosa. A Junta de Freguesia vai passar a ser governada pelo independente Paulo Sérgio numa situação de maioria absoluta.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …