“Mais de duas mil pessoas” na Mostra de Sabores e Tradições do Alva ao Alvôco

É positivo o balanço que o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital – TEAR faz da segunda edição da Mostra de Sabores e Tradições que, este ano, decorreu em Penalva de Alva, abrangendo as sete freguesias (Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Penalva de Alva, Santa Ovaia, S. Sebastião da Feira e Vila Pouca da Beira) que compõem os vales do Alva e Alvôco.

De acordo com dados divulgados pela organização, o certame que em 2010 decorreu na zona norte do concelho atraiu, no passado fim-de-semana, “mais de duas mil pessoas” que oriundas de vários pontos do concelho e região puderam degustar a melhor gastronomia e conhecer o artesanato tradicional dos vales do Alva e Alvôco.

No total, foram cerca de 40 os expositores que brindaram os visitantes com a demonstração ao vivo da sua arte, dando a conhecer e preservando as técnicas e ofícios tradicionais, apostando na sua valorização.

Paralelamente, foi dado destaque às atividades desenvolvidas por várias instituições dos Vales do Alva e Alvôco, sendo que também todos os grupos de cantares, ranchos e tunas animaram e encheram o recinto da festa com as suas músicas, danças e cantares tradicionais. O espetáculo “Águas Dançantes” foi um dos momentos altos da animação noturna de sábado.

Com a realização da mostra, o CLDS cumpriu a missão de transformar os vales do Alva e Alvôco no grande pólo de atenções do concelho, proporcionando assim “uma importante oportunidade para promover o potencial turístico instalado”.

Finda a segunda edição, fica o compromisso de, em 2012, a Mostra contemplar a zona centro do concelho.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …