Maldito IC6. Autor: Tozé Cardoso.

O cantor, compositor, multi-instrumentista norte-americano e vocalista convidado dos AC/DC  e fundador dos Guns N’ Roses, Axl Rose, disse um dia o seguinte: “Quero no meu testamento que, quando morrer, o caixão apareça com hora e meia de atraso, e escrito na lateral, em dourado: ‘Desculpe pelo atraso'”.

Não podemos dizer, que Axl, não seja um homem educado, pois mesmo preparando um atraso (provavelmente o último) com antecedência, prevê pedir desculpa pelo mesmo. Tal educação não se encontra no putativo candidato socialista, José Carlos Alexandrino, que depois de afirmar: “Há um prazo limite para que definam claramente, o partido socialista e este governo, defina claramente em relação ao IC6 e aquilo que eu disse, para que eu me possa apresentar ou não como candidato …,… aquilo que eu quero dizer, é que até 30 de março, tem que haver uma resposta, porque no dia 1 de abril, é o dia das mentiras, anunciarei se serei recandidato ou não.”

Não sei se Alexandrino se rege pelo calendário Maia, Chinês, Judaico, islâmico, Juche, Etíope ou qualquer outro que não o Gregoriano. No entanto, o dia das mentiras já há muito lá vai, e do candidato nada se sabe. O homem nem tuge nem muge. Para quem evocou a sua honestidade intelectual, para dizer que só seria candidato depois de um claro compromisso com o governo, um compromisso que não fosse só promessa, mas um compromisso de “ação e de agir”, um comprometimento feito com o primeiro-ministro que viria a Oliveira durante o mês de maio assumir preto no branco, sem quaisquer dúvidas esse compromisso. Depois de nada disto acontecer, esperava-se bem mais do que este silêncio ensurdecedor por parte de Alexandrino, esperava-se no mínimo uma explicação, que por mais insignificante e descabida que fosse, devia ter sido dada. Os Oliveirenses merecem mais respeito e consideração, do que serem apenas joguetes nas intenções do poder vigente, que tudo inventam para deles, sacar única e simplesmente o voto. Para além da promessa de construção do IC6 se ter apagado, desvaneceu também o anúncio do inicio das obras na EN17, que tanto propagandeou.

Se o PS nacional quer Alexandrino, se o PS distrital quer Alexandrino, se o PS local quer Alexandrino, e se Alexandrino, tal como disse, só quer o PS, não se percebe este ruído emudecedor. O que se estará a passar para estarem a cair neste ridículo? Será que depois deste número de circo, levado a cabo por Alexandrino e trazendo Costa para a palhaçada, o PS nacional mandou Alexandrino atuar sozinho? Pode ter acontecido, no entanto estou em crer que o que leva Alexandrino a perpetuar esta demora, é a incerteza na vitória. O homem que nas últimas eleições prometeu empregos para chegar a presidente, não consegue agora que as pessoas acreditem em iguais promessas. Pois os empregos prometidos não passaram de POC’s ou fracos contratos de tempo limitado, que mais não fizeram do que atrasar a vida daqueles que os utilizaram.

Hoje Alexandrino tem essa gente descontente e como oposição, tem essas pessoas a promover listas para o combaterem. Deixou de ter essa gente ao lado, para a ter pela frente. Depois falta-lhe o dinheiro e o apoio do Lopes. Os milhares que Lopes gastou para fazer dele presidente, não mais existem, e se existirem é para serem usados de modo diametralmente oposto. Por fim, tem um candidato extremamente preparado, capaz de o anular em qualquer situação, capaz de mostrar como se deve fazer e de lhe apontar os erros, capaz de lhe mostrar as exorbitâncias dos gastos desnecessários, capaz de o vencer e de virar esta pagina de atraso que Alexandrino escreveu durante oito anos.

Autor: Tozé Cardoso.

 

LEIA TAMBÉM

Caça praticamente proibida no concelho de Oliveira do Hospital até Maio de 2018

A caça está proibida até 31 de Maio de 2018 nas zonas consumidas pelos fogos, …

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

  • Joaquim Costa

    Excelente texto Tozé.
    Está aí mesmo preto no branco o que é o Alexandrino. Um embuste.

    • António Lopes

      Não diria melhor. Parabéns…

  • Oliveirense

    O Alex já decidiu. Vai deixar a política para se juntar a Marcelo. Vai ser o próximo fotografo selfietico do Presidente.
    Como é que um incompetente desta natureza conseguiu enganar-nos durante oito anos???
    Vai para longe, mas vem cá para justificares as contas que deixaste.

  • PSD Oliveireose

    Para folar da Páscoa vamos ter a candidatura de Luís Lagos pelo CDS à câmara municipal.
    Como sempre, Lagos ao serviço de Alexandrino. O que é que lhe terá dado?
    É uma boa oportunidade, para o PSD matar dois coelhos com uma cajadada. Ganhar as eleições e limpar estas duas nódoas da vida política concelhia.
    Força PSD.

  • Manuel Garcia

    Tem toda a razão Sr Cardoso.
    Ele é “honestidade intelectual”;
    Ele é “um compromisso claro”;
    Ele é “o Costa tem que cá vir até 30 de março”;
    Ele é “só irei pelo PS” e depois “não faço fretes a partidos”;
    Ele é “no dia 1 de abril direi se sou ou não candidato”.
    Então?????
    O que ele é:
    É um cata-vento, é um mentiroso, é um abusador dos Oliveirenses, é um chupista.
    Eu gostava de saber, se as freguesias ficam na mesma? Andou a atirar pedras em Lisboa, a dizer que partiam tudo, e agora, nem uma palavra.
    Gostava de saber onde foram investidos os 4 milhões que vieram para a zona histórica da cidade? A zona histórica, está cada vez mais velha e decadente.
    Gostava de saber, que porcaria andam a fazer em frente aos bombeiros? Para quem tanto mal disse das ruas que o Mário Alves fez em Oliveira, pode agora ir limpar as mãos aquele guardanapo.
    A saúde, que deixou de existir depois que o cata-vento entrou para a câmara.
    Enfim, não passa de um “Carlinhos das festas”.
    Toca a virar a página.

    • Francisco Cucurucu

      Não se preocupem, se não for o Alexandrino, vou eu.
      Só preciso de levar em segundo o “vermelhinho” para me ir buscar e pôr.

  • óculum

    óculum

    E todavia «ele move-se». Podem até dizer que não senhor, que ele está parado mas olhem que não está. Focalizem.
    Ele – Alex andrino – é o que é e age como age e outros recusam-se a ver tudo isso.
    Alex andrino tem aquilo que outros não têm. É ele o poder para além e apesar do PS. Ele só pode criar condições para perder o poder se o não usar ou se o usar muito mal. Ele coloca o centro das suas intervenções públicas nos contactos frenéticos e diretos com as populações. E os outros ? Onde andam ? Podem até ter muita razão em não sabemos quantas das acusações que fazem a Alex andrino. Mas que pensam disso cá fora as pessoas ? E para além de pensarem que sentem elas ?…
    Alex andrino é presidente da câmara há quase oito anos. E os outros são presidentes de quê e onde ?? Que têm eles feito pelo município, como e onde ???

    Focalizem.
    Talvez que António Costa faça um favor a Alex andrino e não venha para cá contar-nos estórias para ver se nós acreditamos nelas. Estórias a propósito ou a despropósito de IC 6 e similares. Dará assim pretexto a Alex andrino para este não se recandidatar à câmara e para ir ser feliz a fazer outra coisa, noutras condições até pessoais, coisa que ele terá se quiser e se fizer por ela. E sendo assim, outros poderão vir a ser presidentes da câmara municipal de Oliveira do Hospital. E nem precisam de «inventar»…

    Quid !

    Óculum

    • Oculista Cristal de Ouro

      Move-se? Onde? No mOHve-te do Nuno Ribeiro.
      Os movimentos que se lhe conhecem para além de tirar selfies com o Marcelo, rezar missas com o Bispo e andar aos míscaros no IC6 com o Costa, são fugir dos problemas que criou.
      Move-se a tentar conquistar os que enganou há quatro anos e levou nas listas, mas move-se mal, pois estão a dar-lhe nega.
      Move-se a aliar-se obscuramente com o Lagos e o CDS.
      Freneticamente com as pessoas? Só se for a babar-se.
      Os outros? Quais outros? Até ao momento só há um candidato, e pelo que sei, anda a fazer bem o seu trabalho, e esse, é que o vai pôr a mexer. A mexer dali para fora.
      Antes de ser presidente de câmara, colocado com os milhões do Lopes, Alexandrino era treinador de fracos clubes de futebol e professor primário, o mais básico de todos os professores.
      Focalize o Óculum e repare que ele ainda não apareceu, somente porque tem medo de perder. O ultimo texto aqui escrito por o único candidato assumido, acaba a convida-lo para avançar, sem se preocupar com o IC6, porque não o faz Alexandre o hino? Porque tem medo da derrota.

      • Alex medricas

        É verdade, anda aflitinho de todo.
        Era só conversa fiada, agora é que tem que mostrar o que vale.
        Anda lá Alexandrino, aparece. A ingracia muda-te a fralda.

    • Jogador

      Afirmativo. Muito bem visto. E o tal emprego até já está mais ou menos cozinhado, pese Arganil ter-lhe ensinado umas coisas. O previsto e negociado, faz tempo ,é ir para presidente da Caixa , fundida. Já é Presidente da Assembleia Geral mas , o fito é a outra presidência. A que dá dinheiro. Na Caixa, pode acumular com a reforma. Na Câmara não…Assim sai como campeão porque o Costa não vem. O PS fica bem porque não tem quem ande sempre a dar facadas. Ele fica com uma boa reforma e outro tanto na Caixa..! O pior que pode acontecer, é na Caixa voltarem-lhe a dizer que aquilo não é nenhum rancho folclórico ou clube de futebol…! Sim que para a falir já bastou uma vez. O homem é “jogador”… não tem muitos escrúpulos e pensa que somos todos parvos. “Óculum”, quanto a andar sempre em cima do pessoal se soubesse o que lhe dizem nas costas…Quanto aos outros não fazerem nada …Não andará um pouco descuidado? O João Paulo denunciou questões bem graves que se passam no Concelho. Basta consultar o arquivo aqui do CBS

    • Circunstâncias..

      Óculum
      Esperava melhor…
      É verdade que, hoje, nos “simples” tempos que correm, seria interessante considerar que a verdadeira força motriz autárquica fosse a dos contactos…com as populações…com os seus (poucos) problemas…enfim, problema vasto do interior, vasto, onde as populações desaparecem, ou envelhecem….e sobram as intervenções nas redes sociais, essas sim, de global avanço.
      É verdade que, hoje, já ninguém liga, quer dizer, atende, aos problemas reais das populações.
      Governos e televisões se encarregam de dizer que está tudo melhor do que antes…e as pessoas, ingenuamente, nisso acreditam.
      Se assim é, no geral, para quê questionar alguém que se dedica ao simples governo autárquico?
      Sendo o momento de comemorar mais um aniversário de 25 de abril de 1974, porque não realizar esse esforço de questionar uma das maiores e mais significativas conquistas desse 25 de abril e que foi o do poder autárquico?
      Será que os legisladores se enganaram?
      Ou será que os autarcas se enganaram?
      Então, que é feito das redes de abastecimento de águas? E de esgotos? E do lixo?….etc,etc,etc…
      É natural: quando rebentarem os canos, não haverá dinheiro para novas escavações…
      As populações, os cidadãos, hoje, têm outras necessidades: divertimento.
      A televisão e as redes sociais assim nos colocam , esse sim, exercício de cidadania maior.
      País?
      Europa?
      Mundo?
      Apenas por pretexto.
      É o vale tudo.

  • Óculum

    Óculum

    Focalizem

    E todavia «ele move-se»… Alex andrino não pára. E os outros não vêem. Mais cego que um cego é aquele que não quer ver…

    Sim o indigitado candidato pelo PSD vai ser um adversário incómodo para Alex andrino. E depois em termos eleitorais que é que isso dá ? Sim como vereador no próximo executivo da câmara vai continuar a ser incómodo mas também já lá foi incómodo um ex-presidente da câmara como vereador. E depois que é que isso deu ?

    E Alex andrino só não se recanditará por motivos estritamente pessoais e não por ter receio disto ou daquilo e não por ter ou não ter o IC 6. Enfim, onde ele tá mais exposto. por arrastamento, é nas tramóias da BL C3 mas e depois quem se rala com isso cá pelas aldeias do município ?

    Focalizem
    Este «blogue» informatizado decide alguma coisa de importante em termos eleitorais? Focalizem. Tou mesmo a ver a Ti Maria ali de S. Gião e o Ti Manel ali em Seixo da Beira a lerem este «blogue» todos os dias…

    Focalizem que mais cego que um cego é um teimoso que se recusa a ver…

    Òculum

    • Oculize Melhor

      Começa-se a perceber…”Questões pessoais”. Acredito que sim…O antigo vereador incomodou mas pouco…também não era um santo. Também tinha uns pontos fracos que o Alex explorou. Depois com a entrada do Delfim a coisa ficou complicada. Mas efectivamente disse-lhe tudo. E estou convencido que os tais problemas pessoais, se calhar têm a ver com uma determinada urbanização (não só) ,que o MA negou e este aprovou. Ainda há dias um apanhou 3 anos por um caso rigorosamente igual. Isto leva tempo mas chega. Se a BLC não der cadeia é porque os aventais têm muita força e a justiça estará cega. Mas não creio.

    • António Lopes

      Aparentemente tem razão. Talvez lhe tenha escapado que, os “velhotes”, agora, são aqueles que fizeram o 25 de Abril ou tinham na altura uns 40 anos.Portanto a faixa mais politizada do País. Tenho familiares em Vila Franca, com quase 80,semi analfabetos,com quem falo quase diariamente pela net. São muitos mais os que lêem do que possa imaginar.
      Quanto às tramóias, as da BLC e muitas mais, foram todas super denunciadas.Teve 8 pareceres da CADA-Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, todos denunciando o incumprimento da lei, por parte do Executivo.Tem três processos em curso em que se denunciou tudo o que havia a denunciar e de que tenho a certeza haverá consequências… E foi muito. Foi denunciado tudo aquilo em que se fez mal e foi muito.Agora, se a justiça anda ao passo que anda e o pessoal não é exigente,vai atrás de uns foguetes e umas entremeadas, que mais se pode fazer? Se ainda por cima acham que esta é a melhor solução, não será por mero acaso que, tendo nós praticamente tudo, somos a cauda da Europa. Daí a deixar cair os braços e não fazer nada para alterar,é ficar de mal com a consciência.
      Para quem anda mais afeito a estas coisas sabe muito bem que uma revolução e uma revolta, não são a mesma coisa.A revolta é imediata.Um revolução leva anos a conseguir. Daí a celebre frase: “Só é vencido quem desiste de lutar”. E uma boa oposição, normalmente provoca um bom governo.