Mantenha os pés saudáveis durante o Verão. Autora: Rafaela Nogueira

Os pés são a base de sustentação de todo o corpo, suportam toda a pressão exercida e, por isso, apesar de a sua pele ser mais espessa e resistente do que a do resto do corpo, sofrem um desgaste diário natural e estão sujeitos a inúmeras agressões. Mais do que uns pés bonitos, é importante ter uns pés saudáveis e hidratados. Durante o Verão, os pés entram em contacto direto com inúmeras superfícies e o calçado que utilizamos é, por norma, menos resistente e descoberto, por isso, os pés ficam mais expostos e “indefesos”, com maior propensão para a secura do calcanhar e o aparecimento de fissuras, exigindo cuidados especiais.

Para manter os pés saudáveis durante o Verão é importante ter em conta os seguintes conselhos:

1 – O tipo de calçado é fundamental para manter os pés saudáveis. O calçado deve ser o mais confortável possível, e deve certificar-se de que está limpo. O calçado apertado e desconfortável pode causar deformações resultantes da fricção direta com a pele, como calosidades na planta dos pés e por cima dos dedos;

2 – Lavar os pés corretamente deve ser uma preocupação. No Verão, os pés estão em maior contacto com o chão. Para garantir que ficam bem limpos, pode recorrer a um gel de lavagem indicado para pés e a uma escova que permita eliminar toda a sujidade e as células mortas. Depois, devem ser bem secos com uma toalha, principalmente entre os dedos, para assegurar que esta zona fica livre de humidade. Os problemas de odor são também muito comuns devido à transpiração. Os anti-transpirantes em pó ou em spray podem ser aplicados diariamente e são uma boa solução, permitindo eliminar o ambiente quente e húmido que se cria entre o pé e o calçado, muito propício ao desenvolvimento de fungos. Estes produtos permitem também evitar o aparecimento de fissuras entre os dedos, o designado Pé de Atleta.

3 – Hidratação. Deve ser aplicado um creme hidratante diariamente, sobretudo à noite, antes de dormir, para que a pele regenere durante a noite. O creme hidratante pode ser aplicado com uma massagem simples, feita em movimentos circulares e com alguma pressão nas zonas do pé onde a pele estiver mais seca. A aplicação pode ser repetida sempre que sentir a pele dos pés seca.

4 – Na praia e piscinas, ou sempre que os pés estiverem demasiados expostos ao sol, é importante aplicar protetor solar nos pés, uma vez que estão tão expostos aos raios ultravioleta como qualquer outra parte do corpo.

5 – Sempre que necessário para remover calosidades utilize limas esfoliantes – as elétricas são mais práticas – em média uma a duas vezes por semana, para que a sua utilização não provoque o efeito contrário, ou seja, que a pele se torne mais espessa como mecanismo de defesa.

6 – Se fizer longas caminhadas ou sempre que necessitar de usar sapatos de salto alto, utilize meias sem costuras, protetores de bolhas, protetores de calos ou palmilhas que permitam um caminhar mais confortável e protejam de futuros problemas.

7 – Manter as unhas sem verniz durante um determinado período de tempo. No Verão, o calçado mais descoberto faz com que muitas mulheres, por uma questão estética, optem por pintar as unhas. É aconselhável deixar as unhas sem verniz, pelo menos durante dois dias, para que nesse intervalo as placas de queratina se restabeleçam e sejam renovadas com oxigénio.

8 – Espaços como ginásios, balneários ou piscinas são locais propícios a infeções. Fungos, micoses ou manchas são, por isso, mais comuns durante o Verão – procure os produtos existentes no mercado e aconselhe-se com um profissional de saúde.

 Dra. Rafaela NogueiraAutora: Dra. Rafaela Nogueira, podologista

 

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …