Maravilhas do concelho vão ser conhecidas domingo

 

Vão ser conhecidas, domingo, as 7 Maravilhas do Património Cultural e Ambiental do concelho de Oliveira do Hospital.  A revelação vai acontecer durante o espetáculo que terá lugar no Largo Ribeiro do Amaral, a partir das 21h00.

Organizada pela turma do 12º F, Curso de Educação e Formação – Técnico de Informação e Animação Turística, sob coordenação dos docentes Célia Lourenço e José Carlos Santos e com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a iniciativa envolveu a população e oliveirenses espalhados um pouco por todo o lado na votação, via online ou telefone, daquelas que vão ficar conhecidas na história de Oliveira do Hospital como as “7 Maravilhas” do concelho.

À votação que decorreu entre 26 de abril e 15 de maio, estiveram sujeitas duas dezenas de maravilhas nomeadas. A iniciativa colocou a concurso na categoria de Património Cultural: a Anta da Arcaínha, Capela dos Ferreiros, Convento do Desagravo, Igreja de S. Pedro de Lourosa, Igreja Paroquial de S. Gião, Palheiras dos Fiais, Ponte Medieval de Alvôco das Várzeas, Ruínas do Castelo de Avô, Ruínas Romanas da Bobadela e Santuário de Nª Sr.ª das Preces.

Na categoria de Património Ambiental, estiveram nomeados o Açude da Moenda, Açude de Ervedal da Beira, Açude do Rio Seia, Afloramento Granítico do Formarigo, Jardim do Santuário de Nª Sr.ª das Preces, Miradouro da Penha, Monte do Colcurinho, Tília, Vale do Alva e Varandas de Avô.

O anúncio das 7 Maravilhas mais votadas, em cada uma das categorias a concurso, constitui o momento mais aguardado da iniciativa que visa o conhecimento, a valorização e a preservação do património, bem como a promoção do turismo sustentável no concelho.

Tal vai acontecer durante um espetáculo, com apresentação a cargo de Hélder Reis. O programa, que tem início previsto para as 21h00, vai contar com a participação de grupos musicais concelhios, grupo de ginástica da Escola Secundária e apresentação das gravações sonoras de campo de Luís Antero.

No decorrer do espetáculo serão ainda apresentados filmes alusivos às 10 Maravilhas culturais e ambientais nomeadas.

A revelação das Maravilhas constitui a parte final do programa e surge como momento alto do espetáculo, com a entrega dos troféus aos presidentes das respetivas juntas de freguesia.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …