Marcha dos “Povos de Galizes e Vendas de Galizes” conquista 1º prémio

Vários milhares de pessoas “invadiram” ontem a cidade de Oliveira do Hospital para assistirem à reedição do desfile de marchas populares.

Este evento – organizado pela câmara municipal – tem vindo a ganhar dimensão e, na edição deste ano, contou com a participação de nove marchas seniores e cinco infantis.

Por detrás da organização destas marchas estiveram muitas centenas de voluntários que, com vários meses de antecedência, começam a preparar o desfile.

Na edição de 2010, e perante milhares de pessoas que se juntaram no anfiteatro do parque do Mandanelho, o júri atribuiu o primeiro prémio à marcha da “Sociedade de Recreio e Cultura dos Povos de Galizes e Vendas de Galizes.

Aquela marcha – a última a desfilar –, entrou em cena sob grandes aplausos e, este ano, apostou no tema da tradicional “apanha” da azeitona.

Em segundo lugar, e com a qualidade que já lhe é característica, ficou a marcha da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô que, em 2009, se tinha sagrado vencedora.

Estreante nestas andanças, a marcha apresentada a concurso pela Obra D. Josefina da Fonseca, que conquistou o terceiro lugar, foi à génese da história de Oliveira do Hospital e encenou um desfile, muito bem conseguido, centrado no principal ícone da cidade – o nobre cavaleiro do Reino de Portugal, Domingos Joanes.

Antes da decisão do júri, que gera sempre alguma controvérsia, o presidente da Câmara elegeu a edição das “Marchas Populares 2010” como “o maior espectáculo do ano” em Oliveira do Hospital.

Enaltecendo a união e o esforço das pessoas que ano após ano colocam esta organização na rua, José Carlos Alexandrino considerou que nestes eventos “não há vencedores nem vencidos” e deixou um desafio: “ajudem-me a colocar este concelho na rota do sucesso”.

Crédito de Imagens: Foto Correia

 

 

 

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …