Margens dos rios vão ser recuperadas sem custos para o município

 

… totalmente financiado pelo PRODER.

Foi de 100 por cento o financiamento que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital conseguiu junto do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, no âmbito das ações de Valorização Ambiental dos Espaços Florestais, para a execução de um projeto estimado em 473.233 Euros e destinado a recuperar e beneficiar as galerias ripícolas dos Rios Alva, Alvôco, Seia e Mondego, com vista à promoção da biodiversidade e do valor ambiental das respetivas margens.

Em causa está a beneficiação de alguns troços daqueles rios, que possuem vários açudes, e que se encontram em mau estado de conservação, apresentando uma grande invasão de mimosas. Com a intervenção prevista, o município pretende conferir vantagens competitivas tanto às espécies arbóreas ripícolas – freixos, salgueiros, amieiros, choupos – e não ripícolas – quercíneas e castanheiros – como ainda à enorme diversidade de espécies arbustivas dos vales adjacentes – medronheiros, azereiros, sabugueiros, carrapiteiros, sanguinhos das sebes e loureiros, entre outras.

Para o efeito, o município vai levar a cabo intervenções ao longo de uma faixa que poderá variar entre os 10 e os 20 metros adjacentes às margens dos rios, com particular atenção para a desmatação seletiva, o controlo da vegetação espontânea total, o controlo de densidades excessivas e a desramação e promoção de podas de formação.

Em causa está um conjunto de ações consideradas essenciais para garantir a sensibilidade ecológica daqueles espaços e evitar que estas formações se transformem em corredores preferenciais na propagação dos fogos.

A manutenção e recuperação das galerias ripícolas serão realizadas ao longo de oito troços dos rios envolvidos: troços Vila Pouca da Beira, Avô, Penalva de Alva e São Sebastião da Feira na Galeria Ripícola do Rio Alva, nos troços de Seixo da Beira e Ervedal da Beira na Galeria Ripícola do Rio Seia, no troço Seixo da Beira na Galeria Ripícola do Rio Mondego e no troço Alvôco das Várzeas na Galeria Ripícola do Rio Alvôco.

Com este projeto, o município conta beneficiar territórios de 13 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital: Aldeia das Dez, Alvôco das Várzeas, Avô, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Lourosa, Penalva de Alva, Santa Ovaia, São Sebastião da Feira, Seixo da Beira, Travanca de Lagos, Vila Franca da Beira e Vila Pouca da Beira. Os trabalhos deverão arrancar ainda este ano.

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

PSA Mangualde interrompe produção devido aos incêndios

A fábrica da Citroën, do grupo PSA, em Mangualde, interrompeu a produção devido aos incêndios …