Mário Patrão

Mário Patrão ajudou Paulo Gonçalves a arranjar a moto e seguir em prova antes da queda que o colocou fora do Dakar

O piloto de Seia Mário Patrão ajudou o português da Honda Paulo Gonçalves a reparar a moto na véspera depois de um arbusto lhe ter furado o radiador e de o ter obrigado a parar. Os conhecimentos mecânicos do compatriota foram essenciais a estrela portuguesa maior da prova se manter no Dakar, já que não precisou mudar o motor e assim evitou uma penalização de 15 minutos, adianta o Diário de Notícias (DN).

O esforço do Mário Patrão acabou, porém, por se revelar inglório, já que Paulo Gonçalves sofreu depois uma queda na décima primeira etapa da prova, entre La Rioja e San Juan, tendo sido encontrado inconsciente pouco depois do Way Point 2. Foi transportado para o hospital mais próximo para ser submetido a observação médica e ficou fora da prova.

Mas isso não retira mérito ao piloto de Seia. “Não fiz nada que não mande o verdadeiro espírito do Dakar e a minha forma de estar na vida. O Paulo Gonçalves, mais do que um adversário, é um amigo que tem dado muito a este desporto. Em etapa maratona não dispomos de assistência mecânica, mas entre nós podemos reparar as motos. Ajudei o Paulo naquilo que me foi possível. Ele está em prova e isso é o mais importante”, contou ao DN o piloto de Seia.

Mário Patrão, que participa pela quarta vez na prova, quer conseguir a sua melhor posição de sempre e vencer a classe Maratona. “Estou com KTM, a vencedora das últimas 14 edições, com o objectivo de estar no Top 20 final e de vencer a classe Maratona. Estamos no bom caminho, estou em prova, em luta pelo top 15 da geral e pela vitória na classe a pouco dias do final. Por isso, o balanço é muito positivo, tendo em conta as diferenças entre um piloto privado e um oficial”, lembrou o piloto de Seia, o 19.º mais rápido anteontem e 16.º da geral, em declarações ao DN.

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …