Meia centena de bombeiros no combate às chamas em Santa Ovaia

 

Uma queimada terá estado na origem do incêndio que às 11h50 de hoje deflagrou na Quinta dos Cortinhais, freguesia de Santa Ovaia, e que chegou a estar próximo de algumas habitações não chegando porém a constituir situação de risco.

O incêndio já considerado como o maior de 2012 foi combatido por 52 bombeiros de cinco corporações – Oliveira do Hospital, Tábua, Vila Nova de Oliveirinha, Lagares da Beira e Coja – com o apoio do helicóptero da Autoridade Nacional de Proteção Civil estacionado em Santa Comba Dão. No local esteve também o responsável pelo gabinete técnico florestal e o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O fogo que deixou a freguesia de Santa Ovaia e arredores coberta de fumo e sem vista sobre o horizonte, chegando a recrear o típico cenário dos incêndios de verão, foi dado como controlado a meio da tarde, procedendo-se nesta altura à operação de rescaldo.

Ainda que seja o maior em área ardida, rondando entre os quatro e os cinco hectares, o fogo que deflagrou ao final da manhã não foi o primeiro ocorrido no concelho, ainda em pleno inverno.

“Tem acontecido quase todos os dias”, referiu há instantes o comandante dos bombeiros voluntários de Oliveira do Hospital, contando que a maior parte dos focos de incêndio registados têm resultado de queimas ou queimadas.

Uma situação que preocupa o comandante Emídio Camacho que disse já ter alertado a Câmara Municipal para a necessidade de realização de sessões de sensibilização no sentido de alertar a população para o perigo de realização de queimas e queimadas, quando se assistem a temperaturas quase de verão.

“A lei permite queimas e queimadas nesta época do ano, mas também condiciona a sua realização quando as temperaturas são elevadas”, explicou.

Hoje, o trabalho dos bombeiros não se fica, porém, pelo combate ao incêndio de Santa Ovaia. Há instantes a sirene da corporação voltou a soar e, por esta altura, os bombeiros enfrentam as chamas numa zona de pinhal do Senhor das Almas, freguesia de Nogueira do Cravo.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …