Meios concentram esforços no combate ao fogo em Seixo da Beira (notícia atualizada)

O incêndio em Andorinha já foi dominado. Bombeiros e meios aéreos concentram-se no combate ao fogo que teve início às 16h12 na freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Presidente da Câmara suspeita de “mão criminosa”.

Com menos de uma hora de intervalo foram dois os incêndios que deflagraram no concelho de Oliveira do Hospital, o primeiro dos quais em Andorinha, freguesia de Travanca de Lagos, cerca das 15h33 e o segundo em Seixo da Beira, pelas 16h12. A envolver perto de 180 operacionais, 28 viaturas e dois aviões, o fogo de Andorinha foi entretanto dado como dominado pela Proteção Civil que, por agora centra atenções maiores no incêndio que consome uma área florestal em Seixo da Beira e para o qual foi canalizado o grosso dos meios, entres os quais os meios aéreos. Ainda em curso, o incêndio de Seixo da Beira que já chegou a contar com 260 operacionais, conta agora com cerca de 130, apoiados por 30 viaturas, dois aviões e um helicóptero.

Os incêndios ocorridos no concelho, a que se junta um terceiro verificado no concelho de Seia e que poderia constituir ameaça ao concelho de Oliveira do Hospital, verificam-se num dia em que por todo o país se registou um aumento considerável das temperaturas e que se deverão manter durante o fim de semana.

Ao correiodabeiraserra.com, o presidente da Câmara Municipal oliveirense revelou-se “muito preocupado” com os incêndios verificados no concelho, sobretudo, devido “às condições climatéricas adversas”. Responsável máximo pela proteção civil concelhia, José Carlos Alexandrino não deixa porém de estranhar a ocorrência dos dois incêndios e em tão curto espaço de tempo. “É muita coincidência”, entende o edil oliveirense, suspeitando de “mão criminosa”.

Pela forma como os meios estão a combater os fogos, José Carlos Alexandrino acredita que tal como aconteceu com o fogo de Andorinha, também o de Seixo da Beira seja dominado dentro em breve. “Está a haver boa resposta e meios aéreos”, disse confiante.

Foto: Rádio Boa Nova

19h20: O incêndio que consumia floresta em Seixo da Beira já foi dominado cerca das 19h00. Neste momento não há qualquer incêndio ativo no país.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino acusa Governo de discriminação na ajuda pós-incêndios

O presidente da câmara de Oliveira do Hospital acusou o Governo de estar a discriminar …

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …