Iluminação de Natal regressa este ano a Seia, um município que promete marcar a quadra com várias iniciativas

Mercados e animação de rua dinamizam quadra natalícia em Seia

Seia na época natalícia que se aproxima vai promover a partir do próximo dia 8 uma série de iniciativas para atrair visitantes ao concelho. Entre as apostas contam-se exposições de presépios, iluminação e decorações de Natal, mercados e animação de rua, oficinas criativas e contos e passeios com o Pai Natal. A par destas acções, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

O programa das Festividades de Natal tem com a abertura da exposição de presépios do Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Seia, no Posto de Turismo de Seia onde ficará até ao dia 6 de Janeiro. No dia 12 de Dezembro, das 11h00 à meia-noite, o largo de Santo António, em São Romão, acolhe um mercadinho de Natal, organizado pelo Solar do Mimo, e a Festa das Sopas, uma iniciativa promovida pela Comissão da Marcha de São Romão 2016.

No fim-de-semana que antecipa o Natal, nos dias 18, 19 e 20 de Dezembro, a autarquia volta a organizar, este ano no largo da Câmara, o Mercado de Natal e um conjunto de actividades direccionadas para as crianças, das 10h00 às 18h00, contando com cenários como a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e Frozen – o Reino do Gelo. Estas actividades são um complemento à animação de rua, que inclui fotografias e passeios com o Pai Natal, construções de enfeites, contos e cânticos de Natal. Durante os três dias, o serviço do Canil Municipal de Seia também marcará presença no evento com uma Campanha de adopção de animais “O melhor presente de Natal… um amigo para a vida”.

Do programa constam, ainda, as apresentações, pelos respectivos autores, dos livros “Os Aventureiros na Serra da Estrela”, de Isabel Ricardo, no dia 19 de Dezembro às 16h00, e “Serra da Estrela, montanhismo e escalada invernal”, de Paulo Roxo, no dia seguinte à mesma hora.

A animação musical marcará também presença. No dia 18 de Dezembro, às 17h00, actua o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior. No sábado estão previstas interpretações de Canções de Natal, às 15h00, pelo Agrupamento de Escuteiros de Seia e, às 17h00, com Inês Prata e as turmas das Atividades de Enriquecimento Curricular de Tourais/Paranhos e Torroselo. No domingo, a Tuna de Figueiredo atua às 15h00 e, meia hora mais tarde, o Grupo Motard Os Serranos organiza o 5º Moto Pai Natal Solidário. A fechar o programa, o Orfeão de Seia será protagonista de um Concerto de Natal, pelas 17h00, com a Orquestra Didáctica do Conservatório de Música de Seia e o Grupo Coral de Minde.

O comércio local também se associa às comemorações natalícias, expondo um pinheiro de Natal nas lojas, um desafio abraçado por cerca de 250 comerciantes.

LEIA TAMBÉM

Governo lança hoje financiamento de 36 milhões para recuperar floresta das áreas ardidas, sendo 4 milhões para o Pinhal Interior

O Governo lança hoje concursos faseados de apoio à floresta, por região do país, no …

À Boleia Autor: André Duarte Feiteira

O país da Maria, do Manuel, das cunhas e dos tachos! Autor: André Duarte Feiteira

Que bonito é Portugal! Um país à beira mar plantado, com um clima afortunado e …