Meruge abre as portas a mais uma Feira do Porco e do Enchido

É já neste domingo, 10 de novembro, que a Freguesia de Meruge vai receber nova edição daquela que é considerada a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região, a Feira do Porco e do Enchido.

Criada para homenagear os vendedores de carne de porco, que deram fama à Freguesia, e valorizar a excelência dos enchidos produzidos no Concelho, a Feira do Porco é hoje “um evento de dimensão nacional, atraindo cada ano milhares de forasteiros”.
O palco do certame volta a ser a Lage Grande, local onde visitantes disporão de especialidades gastronómicas exclusivas da Feira, como o “Arroz de Suã” os “Torresmos à Moda de Meruge” ou a “Feijoada à Moda de Nogueirinha”.

Para não perder pitada dos espetáculos de rua os forasteiros vão ter de correr de um para outro lado do recinto, para assistir às representações de atores improváveis, de saltimbancos e malabaristas, ou dos tocadores de concertina e cantadores ao desafio, em disputa saudável com os sons cavos dos bombos, a estridência das gaitas de foles e a virtuosa algazarra dos “FanfarraKaústica”. O “Concurso de Doçaria Tradicional” voltará a premiar as receitas mais criativas e originais.

De todo o país é esperada a vinda de uma centena de artesãos que irão expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos.

Dos campos em redor, agricultores vão trazer à ”Feira da Agricultura Familiar” as nozes, os figos e as pêras secos, as castanhas e as abóboras, mais a jeropiga, o azeite e os licores. A “Mostra do Porco Bísaro” exporá ninhadas de leitões, para gáudio de crianças e adultos.

Este ano, os visitantes poderão também participar no “Desafio Fotográfico” on line, enviando para [email protected] a captação fotográfica de momentos impressivos sobre a Feira.

A Feira do Porco será antecipada, amanhã à noite, com a realização do Magusto Tradicional, o espetáculo de Fogo e música.

LEIA TAMBÉM

Faleceu uma mulher de Oliveira do Hospital vítima dos incêndios que devastaram o concelho

Uma mulher vítima dos incêndios de Outubro de 2017, que estava internada no Centro Hospitalar …

Luís Mota voltou a vencer as 100 milhas do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

O atleta Luís Mota, do Clube do Benfica de Abrantes, venceu as 100 milhas do …