Meruge organiza “Ciclo do Pão”

O Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital – TEAR organiza no próximo domingo, a partir das 15h00, em Meruge, o “Ciclo do Pão”.

Esta iniciativa, que tem como palco privilegiado a Lage Grande, tem início com uma viagem pelos vários moinhos da freguesia – a Rota dos Moinhos –, e parte depois para uma visita onde os participantes poderão observar “todo o ciclo vegetativo e tarefas inerentes ao cultivo do milho, desde a lavra da terra com arado puxado pela junta de bois, até ao semear e ao sachar do milho, a apanha da bandeira, culminando com o cortar do milho”.

Às 18h00, no Forno Comunitário de Meruge, é altura de os visitantes degustarem as típicas iguarias que compunham a merenda servida nas “sachas” do milho.

O ponto alto deste “Ciclo” surge à noite com a recriação da “malha do milho” de forma tradicional, à luz dos “gasómetros”, com trupes de velhos malhadores, onde não faltará a típica sardinha em molho de escabeche, tudo no megalítico cenário da Lage Grande.

“Um povo sem memória é um povo condenado ao desaparecimento. Pretendemos por isso, com esta iniciativa, preservar formas ancestrais de labor agrícola, transmitindo às jovens gerações um património de cultura inestimável, essencial para a sua identidade e apego aos valores do Mundo Rural”, refere a entidade organizadora numa nota de imprensa enviada a este diário digital.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …