Meruge prepara-se para a 11ª Feira do Porco e do Enchido

No próximo dia 10 de novembro, a Freguesia de Meruge vai receber nova edição daquela que é considerada a mais genuína e expressiva mostra lúdico-gastronómica da região: a Feira do Porco e do Enchido.

Criada para homenagear os vendedores de carne de porco, que deram fama à Freguesia, e valorizar a excelência dos enchidos produzidos no Concelho, a Feira do Porco e do Enchido de Meruge é por todos reconhecida como “um evento de dimensão nacional, atraindo cada ano milhares de forasteiros.”

A Lage Grande volta a ser o cenário da Feira, local onde os visitantes podem apreciar de especialidades gastronómicas exclusivas da Feira, como o “Arroz de Suã” os “Torresmos à Moda de Meruge” ou a “Feijoada à Moda de Nogueirinha”.

Para não perder pitada dos espectáculos de rua os forasteiros vão ter de correr de um para outro lado do recinto para assistir às representações de atores improváveis, de saltimbancos e malabaristas, ou dos tocadores de concertina e cantadores ao desafio, em disputa saudável com os sons cavos dos bombos, a estridência das gaitas de foles e a virtuosa algazarra dos “FanfarraKaústica”.

Para recuperar velhas e gulosas receitas, guardadas no baú da memória, o “Concurso de Doçaria Tradicional” voltará a premiar as mais criativas e originais. De todo o país vão chegar mais de uma centena de artesãos que irão expor e vender a diversidade colorida dos seus produtos. Dos campos em redor, agricultores vão trazer à ”Feira da Agricultura Familiar” as nozes, os figos e as pêras secos, as castanhas e as abóboras, mais a jeropiga, o azeite e os licores.

A “Mostra do Porco Bísaro” exporá ninhadas de leitões, para gáudio de crianças e adultos. Este ano, os visitantes poderão também participar no “Desafio Fotográfico” on line, enviando para [email protected] a captação fotográfica de momentos impressivos sobre a Feira. Os vencedores habilitam-se a um fim de semana nas casas de turismo rural da freguesia, a um presunto curado e a um cesto de enchidos.

No sábado, dia 9, quando for noite, o Magusto Tradicional com as castanhas assadas na caruma e a jeropiga caseira, mais o espectáculo de Fogo e Música, anteciparão na Lage Grande a forte animação que reinará no domingo, dia 10.

LEIA TAMBÉM

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital de “negligência continuada” em estrada municipal

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …