Meruge recria “Ciclo do Pão”

A iniciativa organizada pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Junta de Freguesia de Meruge arranca com a caminhada “Rota das Regadias” que oferece uma viagem pelas várias regadias da freguesia, locais onde os prados de cereais eram irrigados.

O “Ciclo do Pão” passa, entretanto pela lavra da terra com os bois e o arado, o semear e o sachar do milho, o cortar da bandeira e o cortar do milho. Para as 18h30 está marcada a recriação da tradicional desfolhada, protagonizada pelo Rancho Folclórico “Camponesas do Alva” de Avô e a malha do milho, recriada pelos malhadores tradicionais de Meruge, que terá como palco a tão característica Lage Grande do tempo dos nossos avós.

O lanche está marcado para as 20h00 na Lage Grande de Meruge para todos os participantes, dando-lhes a provar as típicas iguarias da “merenda”.

Esta iniciativa pretende recriar uma das principais tradições do concelho, proporcionando aos participantes voltar ao passado e reviver esta atividade tão característica do mundo rural, que vem vindo a cair em desuso.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …