Meruge relança Feira da Primavera para estimular embelezamento de varandas e jardins da freguesia

 

… “Entre Pedras Nascem Rosas” que já conta com uma centena de inscrições.

Transformar a freguesia “num exemplo vivo de beleza natural” é o que pretende a autarquia local que, pelo quarto ano consecutivo, leva a efeito a Feira Primavera, que para além de pretender dar as boas vindas à estação primaveril, se afirma como um desafio ao embelezamento dos espaços exteriores das habitações, sejam eles varandas ou jardins.

A Feira da Primavera realiza-se já no próximo dia 31 de março e está associada ao projeto “Entre Pedras Nascem Rosas” que, num modelo de concurso, premeia os melhores jardins e as varandas com as flores mais bonitas e cuidadas.

Pioneiras no concelho oliveirense, ambas as iniciativas têm, ao longo do anos, granjeado um número cada vez maior de aderentes.

Um entusiasmo que, segundo a Junta de Freguesia, é facilmente constatado na beleza que emana das varandas e jardins unifamiliares. Para a presente edição, a organização já registou uma centena de inscrições.

Na iniciativa que a partir das 10h00 do próximo sábado atrairá muita gente ao Terreiro do Santo vai estar à disposição da população, um conjunto vasto e variado de flores, arbustos e bolbos, fornecido por viveiros da região, com os quais a população vai preparar os seus jardins térreos e os seus vasos, dispostos em varandas e escadas.

A cada inscrito na iniciativa “Entre Pedras Nascem Rosas”, a Junta de Freguesia atribui um simbólico vale em dinheiro, que pode ser trocado por espécies na “Feira da Primavera”. “É um pequeno contributo para a renovação e variedade floral dos jardins por parte dos concorrentes e um estímulo ao seu próprio investimento”, adianta a autarquia em comunicado.

Para além da comercialização de plantas, a Feira da Primavera desafia ainda os participantes à permuta de plantas dos seus jardins, dando continuidade a uma tradição ancestral de troca entre vizinhos de espécies caraterísticas da região, como sejam os lírios, as sardinheiras, as carvalhinhas, os brincos de princesa, entre outras espécies.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …