Meruge volta a recordar “Ciclo do Pão”

A ADSC de Vale do Cobral e a Junta de freguesia de Meruge, Oliveira do Hospital, vão realizar no próximo domingo a recreação do “Ciclo do Pão”, uma iniciativa que terá lugar, a partir das 15:00 Horas, na Lage Grande. O evento arranca com a caminhada “Rota da Espiga”, que explora os caminhos percorridos pelas carroças puxadas pelos animais e os trilhos apeados pelos moleiros para a distribuição da farinha, e termina com um lanche para todos os participantes, pelas 20h00, também na Lage Grande.

“Esta iniciativa pretende acima de tudo recriar uma das principais tradições do Concelho, proporcionando aos participantes voltar ao passado e reviver esta actividade tão característica do mundo rural, que vem vindo a cair em desuso, levando consigo sabores e tradições de Meruge”, refere um comunicado da organização, que com esta iniciativa vai procurar mostrar o ciclo do pão. “Começa com o lavrar da terra com os bois e o arado, o semear e o sachar do milho, o cortar da bandeira e o cortar do milho”, explicam, adiantando que de seguida será feita “a recriação da tradicional desfolhada, protagonizada pelo Rancho Folclórico de Vila Franca da Beira, e a malha do milho, recriada pelos malhadores tradicionais de Meruge, que terá como palco a tão característica Lage Grande”.

Os responsáveis garantem também que este ano existirá uma barraquinha de venda de produtos fabricados ao vivo, no forno comunitário (triga milho, broa, bôlas e bolos) e outros produtos de fabrico artesanal típicos da freguesia (enchido, licores, compotas, frutos secos…).

LEIA TAMBÉM

Coligação liderada pelo CDS preocupada com empreitada da retirada do amianto das escolas de Oliveira do Hospital

A Coligação Construir o Futuro (CDS-PP / MPT / PPM) está “preocupada e apreensiva” com …

EM OLIVEIRA DO HOSPITAL APROVEITAMENTOS ELEITORALISTAS DO PS E SEUS PRINCIPAIS AUTARCAS-CANDIDATOS MANCHAM JÁ A DEMOCRATICIDADE DO PRÓXIMO ACTO ELEITORAL A 1 DE OUTUBRO ! Autor: João Dinis, Jano

Estamos a assistir a um frenesim eleitoralista por parte de “facção” do PS local envolvida …