Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís Marques

Método de treino………….Paciência. Autor: Luís Marques

Inspira, expira, inspira, expira…………….. esta é a base do sucesso em situações de controvérsia, debate ou mesmo no exercer das nossas funções profissionais do dia-a-dia. As diferentes visões/opiniões de certos contextos obrigam-nos a ser contidos, e a reformular a forma de expressar tudo que sabemos estar certo no desempenho das nossas funções profissionais.

Na minha profissão de técnico/monitor de exercício físico esta é uma situação muito regular, uma grande percentagem de clientes que aderem ao exercício físico orientado, sentem-se capazes de criticar o trabalho do monitor, de corrigir o trabalho dos outros clientes, mas são incapazes de se criticarem e corrigirem a si mesmos. Numa das minhas crónicas abordei os clientes resistentes, agarrado a mitos, denominando-os de “resistentes de ginásio”, uma vez que balizam os seus comportamentos pelo que lhes foi dito no passado não deixando que a correcção e aplicação de novas técnicas possam ser experimentadas. Não colocam em causa o trabalho do monitor, acreditando nele, mas resistem a novas orientações para movimentos/exercícios outrora apreendidos.

Recentemente uma cliente teve um desabafo para uma colega minha dizendo que o “Circuit training” foi uma forma que os monitores arranjaram para não trabalharem!

Brutal, o monitor tem que ser atleta e alhear-se das suas obrigações como a monitorização, correcção, motivação, instrução e avaliação.

José Mourinho refere-se ao treino como “um processo de repetição que ora sistemático traduzir-se-á em sucesso”. Qualquer que seja o método de treino utilizado no trabalho de força, resistência, velocidade, agilidade, mobilidade será um método baseado na repetição e dificuldade gradual (séries versus repetições). O circuito de treino (Circuit training) é a forma mais simplificada de aplicar um estímulo orientado, uma vez que vai de encontro às necessidades dos dias de hoje, tempo/disponibilidade. Seja qual for o contexto do circuito de treino, este pode compreender-se desde o mais curto e intenso, conhecido como método Tabata, 20seg trabalho / 10seg descanso durante 4 minutos com 1, 2, 4 ou 8 exercícios, ou mais longo e menos intenso com o número de exercícios que pretender e relação trabalho/descanso que necessitar.

Muito mais importante que a visão técnica do circuito de treino, é a visão pedagógica, pois o monitor tem a possibilidade real de corrigir, de motivar, de ajudar, de dificultar, de facilitar, de tudo o que é importante para obter sucesso junto do seu cliente/atleta. Esta é a minha principal causa enquanto monitor de exercício físico, incutir estímulos que uma vez repetidos traduzir-se-ão em sucesso.

O acesso ilimitado a todo o tipo de informação fez com que todos se achem conhecedores de tudo e se considerem “senhores da razão”, contexto onde não revejo a minha classe, classe esta que trabalha para o sucesso dos outros, vocês!

Bons treinos.

Emagrecer ou Mudar de vida? Autor: Luís MarquesAutor: Luís Marques

LEIA TAMBÉM

E porque digo eu que o Futebol Clube do Porto é a equipa de futebol mais próxima de jogar como faz o Real Madrid? Autor: João Dinis

Tipo “declaração de interesses”, digo que sou Benfiquista desde que me conheço (tenho 64 anos) …

VIV´Á REPÚBLICA ! Autor: João Dinis

Viv´ó 5 de Outubro, Dia da República !  Viv´ó Feriado do 5 de Outubro que …